Preaload Image

Ação na escola: dia do pedestre consciente

O projeto desenvolvido na Escola Básica Viviane Laurita de Quadros Coelho chama-se “Educação para o Trânsito” e faz parte do Projeto Escola da Arteris que busca fomentar nos estudantes a consciência cidadã para um trânsito mais seguro.

O projeto escola da Arteris proporciona ações de educação para o trânsito no Brasil, através de recursos lúdicos, envolvendo estudantes, professores, equipe pedagógica e diretiva. Dessa forma, realizamos um momento de apresentação do projeto para as turmas dos quartos anos (turmas 41 e 43), seguindo o plano:

  • Conteúdo: “Trânsito seguro, vida segura”
  • Objetivos:
  • Promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito.
  • Apresentação e organização do projeto na escola
  • Explicação sobre o Projeto Escola da Arteris
  • Reconhecer regras básicas de trânsito
  • Identificar comportamentos seguros e perigosos
  • Desenvolver atitudes de respeito à vida
  • Atuar como multiplicadores de boas práticas no trânsito
  • Ações:
  • Produção de cartazes com mensagens como: “Use o cinto de segurança”,
  • “Respeite a faixa de pedestres”, “Não use celular ao dirigir”.
  • Apresentação nas salas (os alunos visitam outras turmas).
  • Exposição dos cartazes nos corredores.

A partir dessa apresentação e primeira ação do projeto na escola, organizamos uma ação para que foi realizada dia 27/05/2026 (quarta-feira), da qual relataremos brevemente, com plano de aula devidamente organizado pelas professoras do 4º ano, Clarissa e Maria Luiza:

  • Conteúdo: “Dia do pedestre consciente”
  • Objetivos:
  • Promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito.
  • Apresentação e organização do projeto na escola
  • Reconhecer regras básicas de trânsito
  • Identificar comportamentos seguros e perigosos
  • Desenvolver atitudes de respeito à vida
  • Atuar como multiplicadores de boas práticas no trânsito
  • Roda de conversa:
  • Como atravessar a rua corretamente
  • Uso da faixa de pedestres
  • Atenção ao semáforo
  • Perigos do celular no trânsito
  • Atividades desenvolvidas:
  • Cartazes com frases: “Atravesse na faixa”, “Olhe para os dois lados”, “Sua vida vale mais”
  • Placas de trânsito (Pare, faixa, semáforo)
  • Crachás: “Agente Mirim de Trânsito”
  • Ações:
  • Em frente à escola (com autorização da direção e dos pais) – simulação da travessia real, com os alunos do 4º ano segurando os cartazes e placas.
  • Conscientização dos motoristas sobre um trânsito seguro por meio de cartazes
  • Atuação da Guarda Municipal de Palhoça na ação em frente a Escola Básica Viviane Laurita de Quadros Coelho.

Conversa dos estudantes com a Guarda Municipal de Palhoça (com distribuição de materiais informativos).

A segunda ação do projeto “Educação para o Trânsito” em parceria com o Projeto Escola da Arteris, aconteceu de acordo com os objetivos e ações previstas. As atividades iniciaram com a exposição da Profª Clarissa sobre as regras básicas de trânsito, os comportamentos seguros e perigosos. Logo, a Guarda Municipal de Palhoça chegou em nossa escola, explicando como seria a ação realizada em frente a escola em termos logísticos. Os estudantes ouviram atentamente as orientações da Guarda Municipal e saímos para a ação. Os estudantes entregaram aos motoristas folders informativos sobre como atravessar a faixa de segurança e alguns folders específicos aos motociclistas. Também mostravam os cartazes de conscientização para segurança do trânsito confeccionados na primeira ação do projeto na escola, após a explicação de como o projeto “Educação para o Trânsito” seria organizado na E. B Viviane Laurita de Quadros Coelho. De forma geral, a ação foi muito positiva e significativa para os estudantes que foram acompanhados pela equipe diretiva e pedagógica da escola, professores e a guarda municipal. Os estudantes relataram ser uma atividade muito importante, divertida e consciente, alertando os motoristas sobre os perigos do trânsito.