Ação na escola: dia do pedestre consciente
O projeto desenvolvido na Escola Básica Viviane Laurita de Quadros Coelho chama-se “Educação para o Trânsito” e faz parte do Projeto Escola da Arteris que busca fomentar nos estudantes a consciência cidadã para um trânsito mais seguro.
O projeto escola da Arteris proporciona ações de educação para o trânsito no Brasil, através de recursos lúdicos, envolvendo estudantes, professores, equipe pedagógica e diretiva. Dessa forma, realizamos um momento de apresentação do projeto para as turmas dos quartos anos (turmas 41 e 43), seguindo o plano:
- Conteúdo: “Trânsito seguro, vida segura”
- Objetivos:
- Promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito.
- Apresentação e organização do projeto na escola
- Explicação sobre o Projeto Escola da Arteris
- Reconhecer regras básicas de trânsito
- Identificar comportamentos seguros e perigosos
- Desenvolver atitudes de respeito à vida
- Atuar como multiplicadores de boas práticas no trânsito
- Ações:
- Produção de cartazes com mensagens como: “Use o cinto de segurança”,
- “Respeite a faixa de pedestres”, “Não use celular ao dirigir”.
- Apresentação nas salas (os alunos visitam outras turmas).
- Exposição dos cartazes nos corredores.
A partir dessa apresentação e primeira ação do projeto na escola, organizamos uma ação para que foi realizada dia 27/05/2026 (quarta-feira), da qual relataremos brevemente, com plano de aula devidamente organizado pelas professoras do 4º ano, Clarissa e Maria Luiza:
- Conteúdo: “Dia do pedestre consciente”
- Objetivos:
- Promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito.
- Apresentação e organização do projeto na escola
- Reconhecer regras básicas de trânsito
- Identificar comportamentos seguros e perigosos
- Desenvolver atitudes de respeito à vida
- Atuar como multiplicadores de boas práticas no trânsito
- Roda de conversa:
- Como atravessar a rua corretamente
- Uso da faixa de pedestres
- Atenção ao semáforo
- Perigos do celular no trânsito
- Atividades desenvolvidas:
- Cartazes com frases: “Atravesse na faixa”, “Olhe para os dois lados”, “Sua vida vale mais”
- Placas de trânsito (Pare, faixa, semáforo)
- Crachás: “Agente Mirim de Trânsito”
- Ações:
- Em frente à escola (com autorização da direção e dos pais) – simulação da travessia real, com os alunos do 4º ano segurando os cartazes e placas.
- Conscientização dos motoristas sobre um trânsito seguro por meio de cartazes
- Atuação da Guarda Municipal de Palhoça na ação em frente a Escola Básica Viviane Laurita de Quadros Coelho.
Conversa dos estudantes com a Guarda Municipal de Palhoça (com distribuição de materiais informativos).
A segunda ação do projeto “Educação para o Trânsito” em parceria com o Projeto Escola da Arteris, aconteceu de acordo com os objetivos e ações previstas. As atividades iniciaram com a exposição da Profª Clarissa sobre as regras básicas de trânsito, os comportamentos seguros e perigosos. Logo, a Guarda Municipal de Palhoça chegou em nossa escola, explicando como seria a ação realizada em frente a escola em termos logísticos. Os estudantes ouviram atentamente as orientações da Guarda Municipal e saímos para a ação. Os estudantes entregaram aos motoristas folders informativos sobre como atravessar a faixa de segurança e alguns folders específicos aos motociclistas. Também mostravam os cartazes de conscientização para segurança do trânsito confeccionados na primeira ação do projeto na escola, após a explicação de como o projeto “Educação para o Trânsito” seria organizado na E. B Viviane Laurita de Quadros Coelho. De forma geral, a ação foi muito positiva e significativa para os estudantes que foram acompanhados pela equipe diretiva e pedagógica da escola, professores e a guarda municipal. Os estudantes relataram ser uma atividade muito importante, divertida e consciente, alertando os motoristas sobre os perigos do trânsito.










