A Hemoterapia é uma atividade realizada por médicos, altamente complexa, em evolução constante. Engloba áreas como onco-hematologia, imunologia, estudo das doenças transmissíveis pelo sangue, transplantes de órgãos, aféreses terapêuticas e transfusionais, entre outras. O Serviço de Hemoterapia 9 de Julho caminha lado a lado com essa evolução e conta com profissionais altamente qualificados e atualizados, buscando, através de medicina baseada em evidências, as soluções mais avançadas para suporte hemoterápico.
Atuando há mais de 50 anos no Hospital 9 de Julho, busca sempre crescer e incorporar novas tecnologias para garantir ao paciente um suporte hemoterápico de qualidade. A Hemoterapia do Hospital 9 de Julho foi pioneira na utilização de métodos de biologia molecular para detecção de ácidos nucléicos do HIV e HCV (teste NAT) na triagem sorológica de doadores de sangue.
Os testes ELISA, fundamentais para a triagem sorológica de doadores de sangue, detectam anticorpos contra o HIV e HCV, A produção desses anticorpos demora cerca de 21 dias para o HIV e 70 dias para o HCV. Com os testes NAT, que detectam o RNA viral, podemos identificar ácidos nucléicos em 7 dias (HIV) e 10 dias (HCV) diminuindo o período de janela imunológica. E, consequentemente, implicando em menor risco de transmissão de Hepatite C e HIV por transfusão. É importante ressaltar que o teste NAT é realizado na doação assim como os testes ELISA ( 2 para o HIV e 1 para HCV).
Também, de acordo com normas internacionais, desde 1999 foi instituída a realização de culturas microbacteriológica (BacT/Alert) para componentes plaquetários. A possibilidade de reação transfusional por contaminação bacteriana de hemocomponentes é maior com transfusão de plaquetas, devido à temperatura de armazenamento.
Esta metodologia automatizada permite a detecção de unidades com cultura positiva, aumentando a segurança transfusional.