É uma entidade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.
A justificativa central do trabalho da APAE de São Carlos pauta-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do Tipo Autista.
A proposta de trabalho volta-se para o oferecimento de uma possibilidade mais ampla de promover qualidade de vida, bem estar, o desenvolvimento, a inclusão social, escolar e no mercado de trabalho de seu público alvo através dos serviços oferecidos, sem qualquer ônus às famílias ou responsáveis.
As ações propostas visam o acompanhamento/atendimento por meio de equipe multiprofissional: professores especializados, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, nutrição, psicopedagogia, odontologia, psiquiatria, pediatria e enfermagem; e adotam como método base o Currículo Funcional e Natural que é um modelo centrado na pessoa, com atenção a sua independência. Os objetivos de ensino precisam ter significado necessariamente aplicados no dia a dia, para isso tem-se uma mudança de atitude frente à deficiência, ou seja, embasa-se todo o ensinamento para aquilo que apesar das dificuldades possa ser explorado e incorporado na individualidade do aluno, possibilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos/assistidos atendidos.
Para o desenvolvimento das ações propostas, a APAE possui estrutura física, recursos humanos e materiais, que permitem um serviço de qualidade necessário e urgente que a clientela demanda.