Meio ambiente – conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente para manter o equilíbrio natural do planeta
O objetivo desta proposta foi conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente para manter o equilíbrio natural do planeta a partir de atitudes e comportamentos positivos de cuidado.
Iniciou-se com a contação da história “O mundinho” refletida na roda de conversa levando a (s) criança (s) a identificar os elementos da natureza que representam esse sistema vivo e sua diversidade: os seres humanos, os animais, os oceanos, as florestas, o clima, entre outros, refeletindo sobre ações de cuidado para sua preservação, como a respeito do lixo que pode ser reaproveitado e virar brinquedos, móveis, hortas, vasos de flores e muitas outras coisas, destacando a importância da reciclagem.
Para dinamizar esse entendimento na prática, foi proposta a confecção e brincadeira com ioiô com jornal, bem como a brincadeira abre e fecha garrafa, bilboquê e vai-vem de garrafa pet, ambos confeccionados com material reciclado, para fortalecer com as crianças que a reciclagem traz inúmeros benefícios ao meio ambiente pois diminui a poluição, além de contribuir para entenderem que quase tudo que vira lixo, e polui a natureza, pode ser reaproveitado (pré1).
Para finalizar, exemplificando essa importância da reciclagem no nosso dia-a-dia, reaproveitando materiais que iriam para o lixo, foi realizada a pintura de uma flor usando uma bandeja de isopor e tinta guache (pré 1).









