Circuito da vida!
Apresentação: A ação consistiu na criação de uma pista de trânsito simulada no pátio escolar, inspirada na realidade local da rodovia BR-101. Por meio de uma metodologia ativa e lúdica, os estudantes vivenciaram os papéis de motoristas, pedestres e agentes de trânsito, experimentando na prática a importância do cumprimento das normas de segurança para a preservação da vida.
Público alvo: Alunos do ensino fundamental.
Objetivos Promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e o comportamento preventivo no entorno de rodovias. Compreender a obrigatoriedade e a eficácia do uso do cinto de segurança. Identificar os riscos reais do uso do telefone celular e de outras distrações ao volante. Estimular o uso correto da faixa de pedestres e da passarela como dispositivos de segurança na BR-101.
Desenvolvimento A atividade foi dividida em uma introdução reflexiva (roda de conversa sobre o significado do sinal amarelo e atenção) seguida por um circuito prático composto por 4 estações dinâmicas: Estação 1: O Teste do Cinto de Segurança. Utilizando carros de papelão, os alunos simularam o início de uma viagem. O grupo só recebia autorização para partir após a verificação do uso correto do “cinto” (fita/corda). Houve também o jogo “Siga, Espere e Pare” com bambolês e comandos de cartões coloridos para trabalhar a agilidade e o respeito à sinalização. Estação 2: O Túnel da Distração (O Perigo do Celular)Os alunos-motoristas conduziram os carros por um percurso com obstáculos (cones/garrafas). Durante o trajeto, foram provocados com distrações visuais e sonoras (celulares de brinquedo). A colisão com os obstáculos evidenciou o risco da perda de foco na direção. Estação 3: A Travessia Segura (Olhar e Esperar)Foco no papel do pedestre. Os alunos simularam a travessia da BR-101 utilizando a sinalização horizontal (faixa de pedestres de chão com interrupção obrigatória dos carros) e vertical/elevada (passarela representada por bancos), internalizando o lema da campanha: “Paz no trânsito começa por mim”. Estação 4: O Hospital dos Sonhos (O Resgate).Espaço reflexivo para onde eram direcionados os alunos que cometiam infrações no circuito. Sob a coordenação de um “Agente de Trânsito” mirim, o aluno penalizado respondia a perguntas educativas sobre segurança viária para retornar à atividade.
Avaliação A avaliação dos alunos ocorreu de forma processual e formativa através da observação do envolvimento ativo na confecção das placas de sinalização e execução dos papéis designados e Capacidade de associar os erros cometidos nas estações (como a distração do celular ou a falta do cinto) com os riscos reais de acidentes graves na BR-101.







