Viva Comunidade Itinerante
O Programa Viva Comunidade é uma iniciativa da Arteris que existe desde 2016 por verba direta e tem o objetivo de resgatar e promover a cidadania da comunidade. Atualmente, o programa foi readequado para ser realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 22.2570), através da P4 Produções Culturais e contará com atividades especiais para as comunidades próximas às rodovias administradas pela Arteris. A programação será composta por ações do Viva Cultura, Viva Bem, Viva Natureza, Viva Cidadania e Viva Gastronomia.
O Festival acontecerá em maio de 2024 nas cidades de Rio Bonito/RJ (Fluminense), Atibaia/SP (Fernão Dias), Porto Ferreira/SP (Intervias), Itaí/SP (ViaPaulista), Registro/SP (Régis Bittencourt), São Cistóvão do Sul/SC (Planalto Sul) e Palhoça/SC (Litoral Sul).
Aluno Sem Nome
Executado pela CIA. Truks, companhia de teatro que, desde 1990, apresenta seus repertórios em teatros, escolas, instituições e espaços alternativos Brasil afora, o “Aluno Sem Nome” (PRONAC 19.1523) é um espetáculo inédito baseado em jogos de “escapada” criado para promover a conscientização e humanização da segurança viária.
Durante o mês de junho de 2023, 30 apresentações do projeto acontecerão nas concessionárias ViaPaulista e Planalto Sul, nas cidades de Luiz Antônio/SP, Santa Rosa do Viterbo/SP e Mafra/SC e atingirão até 900 alunos da rede pública de ensino.
Orquestrando Vida
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 20.4741), a Arteris apoia a Orquestra Jovem de Campos (RJ), cujo objetivo é contribuir para a formação de jovens em situação de vulnerabilidade por meio da música. Fundada em 2004 pelo Maestro Jony William Vianna, ela faz parte do convênio com o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, que integra o programa mundial de orquestras da UNESCO.
O projeto atende 320 crianças e jovens, provenientes de diversos bairros da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ e municípios vizinhos, distribuídos em duas formações orquestrais, promovendo o aprendizado musical e a prática artística, além de uma nova perspectiva de vida, fomento ao crescimento intelectual e posteriormente o crescimento profissional. Muitos músicos formados pela Orquestrando a Vida já atuam em grandes orquestras brasileiras.
Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri (PRONAC 20.4646) é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.
Mais de 65 mil alunos são atendidos por ano em polos distribuídos por todo o Estado por meio dos 384 Polos de Ensino, administrados pela Santa Marcelina Cultura, localizados na capital paulista e Grande São Paulo, no interior e litoral.
A Arteris apoia oito polos do Projeto Guri, sendo dois na Régis Bittencourt, nas cidades de Registro/SP e Miracatu/SP, três na ViaPaulista, nas cidades de Itaí/SP, Riversul/SP e Itaporanga/SP e três na Intervias, nas cidades de Pirassununga/SP, Porto Ferreira/SP e Santa Cruz das Palmeiras/SP.
Tem Palhaço no Trânsito
A peça Tem Palhaço no Trânsito (PRONAC 21.1229) é um espetáculo educativo que coloca, de forma divertida, as principais regras de trânsito a serem respeitadas as principais regras de trânsito a serem respeitadas pelas pessoas, como atravessar a rua na faixa de pedestres, utilizar as passarelas, respeitar os semáforos e sinalizações, esperar os carros passarem para atravessar, usar cinto de segurança, não dirigir com celular, entre outras.
O espetáculo ocorrerá com 22 apresentações em municípios nas concessionárias Planalto Sul e Litoral Sul, com apresentações em São José/SC, Biguaçu/SC, Palhoça/SC e Mafra/SC e Rio Negro/PR.
Natal nas Montanhas
O Natal Cultural nas Montanhas 2022 ocorreu entre 03 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023 com o objetivo de fomentar o turismo no distrito de Monte Verde abordando os aspectos históricos do povoamento da região por seus imigrantes e brasileiros fundadores.
O patrocínio ao evento, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 22.1690), viabilizou uma programação turística-cultural para a região lindeira à Fernão Dias, beneficiando cerca de 25 mil pessoas que prestigiaram a ação.
Museu da Pessoa
Colaborativo e acessível, o Museu da Pessoa foi fundado em 1991 com o objetivo de mudar perspectivas a partir de histórias.
Nesse sentido, a exposição “A Vida em Movimento: Mulheres Caminhoneiras” foi realizada através do patrocínio da companhia ao museu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 20.4741). Essa exposição abordou a vida de 10 mulheres caminhoneiras, contando com relatos audiovisuais em uma exposição interativa e gratuita que pode ser acessada no site oficial do Museu da Pessoa.
O Encontro da Mobilidade
Projeto patrocinado pela Arteris, através da Lei de Incentivo à Cultura, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Governo Federal, o “Encontro – Mobilidade Urbana” (PRONAC 21.2355) é um espetáculo infantil que abordará, com sensibilidade e poesia, questões relacionadas ao trânsito brasileiro, de modo criativo, para tratar de um tema que envolve todos os cidadãos, desde pequenos. Voltado para crianças entre 5 e 10 anos de idade, o espetáculo se utilizará dos já tradicionais bonecos de manipulação direta da Cia. Truks, para desenhar a rotina de dois personagens que cotidianamente vivem os problemas do trânsito em suas cidades.
O espetáculo ocorrerá com 38 apresentações no Estado de São Paulo, divididas nos municípios das concessionárias ViaPaulista, Intervias, Régis Bittencourt e Fernão Dias com apresentações em Boa Esperança do Sul, Jaú, Descalvado, Pirassununga, Porto Ferreira, Araras, Cajati, Jacupiranga, Bragança Paulista e Atibaia.
Semear
A Sociedade Semear de Medianeira é uma instituição beneficente que atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em 23 municípios paranaense e possui sua sede na cidade de Medianeira/PR, com a missão de contribuir na criação de condições e oportunidades às crianças, adolescentes e sociedade gerando transformação social, renda e cidadania.
Através da Lei de Incentivo a Cultura (PRONAC 21.1014), a Arteris patrocinou o projeto Som que Ecoa que tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura através de oficinas, aulas e apresentações musicais.
O patrocínio atendeu a Instrução Normativa n° 01/22 com o objetivo de viabilizar a realização de projetos culturais em regiões com altos índices de vulnerabilidade socioeconômica.
Futebol de Rua pela Educação
O projeto “Futebol de Rua pela Educação” já está nas cinco regiões do país, e tem como objetivo inserir uma proposta educativa em base do conceito de esporte para o desenvolvimento humano, utilizando a metodologia exclusiva FdR, que contempla: práticas esportivas, pedagógicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.
Em cada encontro, é criado um ambiente participativo, dando voz aos educandos e mostrando como usar o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças, utilizando as temáticas transversais de formação como, por exemplo, Gênero, Enfrentamento ao Racismo, Direitos Humano, Tecnologia e Meio Ambiente. Desta maneira, o projeto oferece o desenvolvimento de habilidades para pensar e atuar sobre as realidades sociais que nos permeiam.
A Arteris apoia quatro núcleos do Futebol de Rua, sendo dois na Litoral Sul, já implantados nas cidades de Palhoça/SC e São José/SC, um na Fernão Dias, na cidade de Guarulhos/SP e o último na Intervias, em Limeira/SP, beneficiando 320 estudantes da rede pública de ensino.
Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida – Núcleos Continente
Fundado em 2000, o Instituto Guga Kuerten atende crianças, adolescentes e pessoas com deficiência utilizando-se do esporte como uma ferramenta educacional, tendo uma metodologia exclusiva focada em 4 pilares da educação: ser, fazer, conhecer e conviver, estimulando não só a cidadania, mas também o lazer da prática esportiva.
A Arteris, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocina o “Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida” do instituto, beneficiando 240 crianças e adolescentes nos municípios de Biguaçu/SC, São José/SC e Palhoça/SC, localizados no trecho da Litoral Sul.
Pedalando para o Futuro
A Associação Terra Ciclismo (ATC) foi criada para, a partir do ciclismo, influenciar e transformas a formação integral do cidadão.
Assim, o projeto “Pedalando para o Futuro” consiste em uma escolinha de ciclismo tendo como objetivo principal fomentar a educação de trânsito às crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, utilizando a bicicleta como ferramenta de transformação.
O projeto será executado na ViaPaulista, município de Ribeirão Preto/SP, por dois meses, contemplando até 400 alunos da rede pública de ensino.
Projeto Esporte é Para Todos
O “Projeto Esporte é Para Todos” é desenvolvido pelo Marista Escolas Sociais, uma rede de escolas 100% gratuitas presentes em 18 cidades, mantidas pela Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), que há 60 anos atua na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, em especial, a partir do acesso gratuito à educação básica. O projeto visa promover a prática gratuita de esportes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em contraturno escolar ou jornada ampliada nas unidades do Marista Escolas Sociais, sendo que em 2023 serão atendidas 2.100 crianças e adolescentes.
A Arteris apoia parte do projeto na Litoral Sul e ViaPaulista, nas escolas de São José/SC, Florianópolis/SC, Curitiba/PR e Ribeirão Preto/SP.
Futebol Caminhando 60+ por WFB
Com a finalidade de promover e incentivar a vida ativa e a longevidade para todas as pessoas com 60+, independente das questões de gênero e geracionais, o Walking Football Brasil promove o esporte com empatia, integridade, felicidade e impacto social positivo.
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a companhia patrocina a implantação do Núcleo Walking Football Brasil na Fernão Dias, município de Guarulhos/SP, que beneficiará até 80 pessoas com 60+ que poderão praticar a modalidade esportiva com a devida regularidade.
O núcleo está com a previsão de início no segundo semestre de 2023.
Melhor Cuidado aos Idosos
O Hospital Angelina Caron (HAC), situado em Campina Grande do Sul/PR, um dos maiores parceiros SUS do Brasil, atende a todas as especialidades médicas, além de ser referência em procedimentos de média e alta complexidade, como transplantes, tratamento oncológico, cardíaco, neurológico, entre outros, realizando mais de 90% dos seus procedimentos à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto Melhor Cuidado aos Idosos, patrocinado pela Arteris através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, tem como foco a qualidade assistencial e de vida aos pacientes internados através da gestão dos processos não comuns no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa gestão é dividida em três pilares: Assistência Assertiva, Inovação e Pesquisa e Difusão do Conhecimento, fomentando a tecnologia e protocolos inovadores. Entre Julho/22 e Março/23 já realizou 81.964 atendimentos a pacientes Idosos, atendendo diretamente 33.643 pacientes acima de 60, impactando diretamente a 100 mil vidas.
O hospital, conta com aproximadamente 450 leitos e realiza mais de 400 mil atendimentos por ano, possui grande relevância para municípios das concessionárias Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul.
Observatório do Livro e da Leitura
Por meio de práticas sociais de leitura, o Observatório do Livro e da Leitura atua desde 1999 com pessoas idosas, adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e indivíduos em situação prisional, com os eixos de fomentar a leitura e formar agentes multiplicadores da mediação da leitura.
O Projeto Clube de Leitura 6.0, patrocinado pela Arteris através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, tem como objetivo acolher e estimular pessoas idosas, oferecendo subsídios para o envelhecimento saudável, convivência social, entretenimento cultural, acesso às novas tecnologias, cidadania e desenvolvimento pessoal por meio de atividades semanais coletivas de leitura e discussão.
O projeto, renovado em 2023, prevê a implantação de mais 25 clubes de leitura presenciais e virtuais em Ribeirão Preto/SP para beneficiar mais de 400 pessoas idosas.
Qualificação do Atendimento à Pessoa Idosa
A Agência Nacional em Mobilidade iniciou suas atividades em 2011 com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e inclusiva com uma acessibilidade universal.
A Arteris, através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, patrocinará a capacitação de pessoas idosas para a mobilidade segura na medida em que este público é o mais vulnerável aos atropelamentos nas vias brasileiras. Essa capacitação também viabiliza a inclusão digital para que o público possa acessar diferentes serviços oferecidos online.
O projeto terá como objetivo capacitar idosos do município de Curitiba/PR, lindeiro às concessionárias Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul.
Hábil Idade
Movidos pelo desafio de promover a diversidade cultural como mecanismo de promoção do desenvolvimento e da inclusão e cidadania, a Move Cultura atua desde 2008 com cursos e oficinas ofertados em diferentes áreas e para diferentes públicos.
O projeto Hábil Idade, patrocinado pela Arteris através do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Minas Gerais, visa desenvolver as potencialidades e habilidades de pessoas idosas, democratização do acesso à cultura, inclusão digital e financeira e promoção da saúde, viabilizando o envelhecimento ativo.
A sede da Move Cultura é localizada em Contagem/MG, lindeiro à concessionária Fernão Dias.
Terceira Idade Digital
A Agência Nacional em Mobilidade iniciou suas atividades em 2011 com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e inclusiva com uma acessibilidade universal.
A Arteris, através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, patrocinará a capacitação de pessoas idosas para a mobilidade segura na medida em que este público é o mais vulnerável aos atropelamentos nas vias brasileiras. Essa capacitação também viabiliza a inclusão digital para que o público possa acessar diferentes serviços oferecidos online.
O projeto terá como objetivo capacitar idosos do município de Curitiba/PR, lindeiro às concessionárias Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul.
Casa do Vovô – Energia Sustentável
A Casa do Vovô é uma instituição com mais de 40 anos de atuação responsável pelo acolhimento de 93 idosos com mais de 60 anos que atendam dispositivos de triagem social.
O projeto Energia Sustentável – Casa do Vovô, patrocinado pela Arteris através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, tem como objetivo instaurar painéis fotovoltaicos nas dependências da instituição para a produção de energia limpa, contribuindo com a redução de custos e da emissões de gases poluentes da Casa do Vovô.
Sendo a instituição localizada na cidade de Ribeirão Preto/SP, o projeto atende o trecho da concessionária ViaPaulista.
Inclusão Digital Itinerante
A Apromiv tem como missão promover a inclusão digital e tecnológica de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Projeto Inclusão Digital Itinerante visa adquirir um micro-ônibus para viabilizar, gratuitamente, o transporte dos idosos beneficiados pela instituição.
Sendo a instituição localizada na cidade de Betim/MG, o projeto atende o trecho da concessionária Fernão Dias.
Universidade Aberta à Pessoa Idosa – “Trabalhabilidade Sênior”
O projeto apoiado pela Arteris é desenvolvido pelo Instituto Ânima por meio do Fundo Municipal do Idoso de Contagem – MG e ofertará, em parceria com a Faculdade Una, 1.000 vagas em cursos com duração de 1 a 6 meses.
A partir de oferta de capacitações e orientação para (re)inserção no
mercado de trabalho, o projeto ofertará 4050 vagas nos núcleos de Itabira, Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Pouso Alegre e Sete
Lagoas.
Parte do projeto, patrocinado pela Arteris, visa capacitar idosos do município de Pouso Alegre/MG, lindeiro à rodovia Fernão Dias.
A terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga Ano III
O projeto apoiado pela Arteris é desenvolvido pelo Instituto Ânima por meio do Fundo Municipal do Idoso de Contagem – MG e ofertará, em parceria com a Faculdade UMA, 1.000 vagas em cursos com duração de 1 a 6 meses.
Programa gratuito de educação permanente para pessoas acima de 60 anos, com o objetivo de reinserção de idosos no ambiente universitário, e fornecer conhecimentos para seu bem-viver e defesa de direitos.
Parte do projeto, patrocinado pela Arteris, visa capacitar idosos do município de Contagem/MG, lindeiro à rodovia Fernão Dias.
60+ Saber Viver
O Lar São Geraldo, localizado em Crucilândia/MG, presta assistência e proteção social integral a aproximadamente 160 residentes, de ambos os sexos e portadores dos três graus de dependência. Diariamente são ofertadas atividades e atendimentos de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, arteterapia, equoterapia e informática. O Lar acolhe diversos idosos oriundos de outras cidades da região, tais como: Betim, Bonfim, Brumadinho, Carmópolis de Minas, Contagem, Igarapé, Igaratinga, Itaguara, Itaúna, Papagaios, Rio Manso, Sabará, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.
A Arteris apoia parte do projeto “60+ Saber Viver” via Fundo Municipal do Idoso de Crucilândia, que tem como objetivo a manutenção e a expansão das atividades do Lar dos Idosos São Geraldo, mantido pela ASSOPOC (Associação dos Protetores das Pessoas Carentes). O projeto tornará possível a contratação de uma equipe interdisciplinar durante 02 anos, a aquisição de um veículo adaptado, de materiais de consumo, de serviços médico-laboratoriais, bem como a construção de um andar administrativo.
Parte do projeto, patrocinado pela Arteris atende municípios lindeiros à rodovia Fernão Dias.
AMMA, Cultura em Ação
A Associação Alda Miranda Matheus, fundada em 1997, com a missão de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, trabalha com importantes habilidades na atualidade: engajamento, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.
A Arteris, através da Lei de Incentivo Fiscal, aporta recursos no “Projeto AMMA, Arte e Cultura” , com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e estimular a inclusão social por meio de atividades de teatro, música, dança e artes visuais. Essas ações viabilizam o processo de alfabetização e construção do senso crítico do público assistido.
A organização selecionada, desenvolve diversas ações de Educação para o Trânsito e Meio Ambiente, contribuindo com um dos principais valores da Arteris, a preservação da vida.
O projeto é realizado na sede do organização, localizada em Pirassununga/SP, lindeiro à concessionária Intervias.
Usando a Robótica na Reabilitação
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação.
A Arteris apoia a AACD por meio do projeto Usando a Robótica na Reabilitação, via Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), e tem como objetivo viabilizar a terapia robótica com uso da Marcha Robótica Assistida, equipamento que promove o aumento da resistência física, estimula a musculatura para melhorar o condicionamento físico e otimiza o processo de aquisição e treino de marcha.
O projeto irá impactar até 96 crianças e adolescentes com deficiência física na Unidade Ibirapuera da AACD, em São Paulo.
Literatura e Inclusão
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos que há mais de 77 anos se dedica à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão.
A Arteris apoia a Fundação Dorina por meio do projeto Literatura e Inclusão, Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto objetiva a produção e distribuição de 10.000 exemplares de livros acessíveis para todos, ou seja, crianças com e sem deficiência visual, que terão a oportunidade de compartilhar os mesmos livros. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para cerca de 1.000 organizações distribuídas em 265 municípios do Estado de São Paulo.
Escola Livre de Artes Digitais
Movidos pelo desafio de promover a diversidade cultural como mecanismo de promoção do desenvolvimento e da inclusão e cidadania, a Move Cultura atua desde 2008 com cursos e oficinas ofertados em diferentes áreas e para diferentes públicos.
A companhia, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA de Contagem/MG, financia o Projeto Escola Livre de Artes Digitais com o objetivo de oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas para 200 adolescentes de 14 a 17 anos das escolas públicas dos municípios de Contagem. Esse projeto, em razão de sua ênfase na inovação e inclusão tecnológica, também contribui para a qualificação e inserção no mercado de trabalho do público assistido.
A sede da Move Cultura é localizada em Contagem/MG, lindeiro à concessionária Fernão Dias.
Garantindo Qualidade de Vida à Criança com Deficiência
Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) atua desde 1959 nas áreas de prevenção e saúde e oferece atendimento educacional especializado e socioassistencial à pessoa com deficiência intelectual e múltipla na grande Curitiba –PR.
O projeto Garantindo Qualidade de Vida à Criança com Deficiência, apoiado pela Arteris via Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, tem como objetivo garantir atendimento clínico para cerca de 105 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla matriculadas no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
O projeto atende moradores do município de Curitiba/PR, lindeiro às concessionárias Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul.
Seguindo de Mãos Dadas
Com a missão de promover mobilização social para desenvolver o protagonismo pessoal e coletivo de crianças, adolescentes, adultos e idosos a Associação Ser Parte há 16 anos em Contagem.
“Seguindo de Mãos dadas” é um projeto prevê a formação cultural de 220 crianças e adolescentes moradores da região de Contagem e região, em situação de vulnerabilidade social. Nesse, serão ofertadas oficinas culturais de precursão, musicalização, teatro, artes plásticas, dança, violão; formação humana e cognitiva, através de aulas educativas, apoio escolar e acesso a biblioteca.
O projeto será implementado em Contagem/MG, lindeiro à concessionária Fernão Dias.
Escola de Oportunidades Darrow Miller
Fundado em 1994, o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI, tem atuação nacional, como uma coalizão de organizações sociais, e que portanto trabalham para a transformação social.
A companhia, via de Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, patrocina o Programa Escola de Oportunidades Darrow Miller, executado pela unidade CADI Fazenda Rio Grande/PR, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social, através de práticas esportivas e educacionais sistematizadas.
O projeto é realizado na sede do instituto localizada em Fazenda Rio Grande/PR, lindeiro à concessionária Planalto Sul.
Caravana Mater Dei
A Mater Dei, localizada na região central de Curitiba, é a maternidade que mais faz partos pelo SUS no Paraná. Todos os meses, a Mater Dei traz ao mundo aproximadamente 400 bebês, de famílias vindas de 48 unidades básicas de saúde de Curitiba e de 9 cidades da Região Metropolitana. Além disso, são realizados mais de 35 mil exames por ano e mais de 400 bebês são cuidados anualmente na UTI neonatal. A maternidade presta atendimento nas áreas de ginecologia, obstetrícia e UTI Neonatal.
A Arteris apoia o projeto Caravana Mater Dei, desenvolvido pela instituição via Fundo Municipal da Infância e da Adolescência. O projeto está em fase de captação de recursos e prevê gerar informação e esclarecer dúvidas em saúde preventiva para as crianças e adolescentes, sensibilizando sobre a importância das vacinações e outros preventivos, além de prevenir e informar a respeito do impacto da gestação e doenças sexualmente transmissíveis na juventude.
A maternidade localizada no município de Curitiba/PR, lindeiro às concessionárias Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul.
Projeto de Inclusão Social de Basquete
Executado pelo Instituto Fausto Giannecchini, o Projeto de Inclusão Social de Basquete tendo como objetivo atender 200 alunos da rede pública de ensino.
O projeto será implementado na cidade de Franca/SP, município lindeiro à concessionária ViaPaulista.
Adequação do Espaço ICA no Jardim Planalto
Com a missão de acolher, inspirar e incluir crianças e adolescentes por meio de práticas artísticas e esportivas transformadoras, a Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim (ICA Mogi) atua com uma tecnologia social focada no desenvolvimento integral de seu público.
O Grupo Arteris, via Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, apoiou as reformas necessárias no Espaço ICA Jardim Planalto, uma das unidades de atendimento do ICA, qualificando dessa forma o atendimento direto para 50 crianças e adolescentes da região sul da cidade.
O ICA é uma organização sediada em Mogi Mirim/SP, lindeiro à concessionária Intervias.
Adequar e Ampliar
A APAE de Taquarituba é considerada referência regional na área de saúde, com atendimentos em diversas especialidades, atingindo 17 municípios, além de atendimento escolar (educação especial – infantil, fundamental e profissional) e assistência social.
A companhia, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) patrocina a APAE de Taquarituba com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência por meio da Equoterapia. Para tal, se fez necessária a aquisição de equipamentos que proporcionem aos executores meios para desenvolver/preparar as atividades, havendo também a necessidade de contratar profissionais para a devida execução do projeto.
O projeto é realizado na APAE de Taquarituba/SP, lindeiro à concessionária Intervias.
Ensaio Clínico NEOSAMBA – etapa I
O Instituto CURA, criado em 2016, tem como objetivo promover a pesquisa clínica na luta contra o câncer, desenvolvendo também campanhas de conscientização por meio de atividades culturais e educativas.
Através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a Arteris patrocina o Projeto Cura financiando parte da pesquisa que estuda uma nova sequência de tratamento do câncer de mama tipo HER2-negativo, com quimioterapia neoadjuvante (antes da cirurgia da mama). Assim, por meio desse patrocínio, cerca de 500 mulheres terão seus tratamentos contemplados em três anos.