Preaload Image

VISITA A CASA MAIS SUTENTÁVEL NA CIDADE DE AMERICANA

Na última semana do mês de setembro e na primeira semana de outubro, realizamos um estudo de campo na Casa mais Sustentável, que fica na cidade de Americana. Participaram desta atividade 150 alunos do 4º ano, que foram acompanhados de seus professores.
Fizemos esta visita em 4 datas. Os alunos participaram de uma imersão repleta de conhecimentos, atividades e experimentos, em uma realidade possível de melhoria da qualidade de vida das pessoas aliada ao uso mais sustentável de recursos naturais.
Esta local é disponibilizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A Casa Mais Sustentável é um espaço interativo, lúdico e inovador que tem o objetivo de promover a sustentabilidade e o consumo consciente de água e de energia elétrica.
Na casa, os alunos puderam complementar os estudos, realizando atividades e experimentos, em uma realidade possível de melhoria da qualidade de vida das pessoas aliada ao uso mais sustentável de recursos naturais.
Eles puderam observar, por exemplo, pedalando um bicicleta ergométrica, que é preciso mais esforço, ou seja mais energia, para acender uma lâmpada incandescente do que uma lâmpada de led.
Noutra atividade, eles observaram, que a descarga de um vaso sanitário a válvula, gasta mais água do que o vaso sanitário com caixa acoplada. Esta constatação é feita, pois é possível visualizar água sendo consumida através de cilindros transparentes contendo a água, que descem conforme a descarga é dada.
Puderam visualizar também, uma maquete, representando a Bacia Hidrográfica do PCJ e aprender ainda mais sobre sua importância para nossa região.
Em cada cômodo, os alunos puderam vivenciar as opções que temos de energia (renováveis ou não), comparar as mais sustentáveis, observar os materiais ecológicos utilizados na produção dos tijolos, das telhas, dos móveis.
Enfim, esta experiência foi de grande valia para os alunos, pois puderam aprofundar ainda mais o conteúdo aprendido nas Oficinas de Formação Complementar de Ciências, aprendendo na prática sobre o consumo consciente de água e energia, e compreendendo de forma lúdica a mecânica e a física utilizada na geração de energia.