Vídeo: Revista Zé Quest 2024
Apresentação/ justificativa: As escolas são berços de importantes transformações sociais, já que apresentam informações pertinentes e potencializam as reflexões a respeito de temas importantes. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola. Aproveitando o dia do pedestre que se aproxima, a E.M. Capelinha abordou através do vídeo criado pela gestão escolar e alunos, a revista ZE Quest 2024 para inserir nas atividades propostas a curiosidade, o conhecimento e a conscientização.
Público alvo; Alunos da Educação infantil ao 5º ano do Ensino fundamental.
Objetivos: Estimular valores que trabalhem empatia, tolerância, responsabilidade, paciência, respeito e solidariedade. Um adulto que sabe se colocar no lugar do outro, com certeza será um motorista melhor. Crianças educadas para o trânsito levam aprendizado para toda vida e influenciam, de forma construtiva, as pessoas com quem se relacionam.
Desenvolvimento: No dia anterior, após trabalho com a revista Zé Quest, alunos fotografaram as páginas da revista para elaborar o vídeo. A intenção era passar o vídeo e eles reconhecerem passo a passo do que foi feito anteriormente. No dia seguinte, reunimos os alunos na sala de vídeo para assistirem a produção cinematográfica. Todos ficaram muito surpresos com o cenário, pois a sala era uma rodovia com carros espalhados e placas e ainda tinha a imagem do trevo de Conceição de Macabu. Após o vídeo, foi momento de dialogar sobre a revista, o que ela trouxe de mensagem para nós e como podemos aplicar no dia a dia,estes pequenos fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.
Conclusão: Pela expressão facial dos alunos, foi possível perceber que o vídeo despertou curiosidade e fascínio, por ser algo diferente do dia a dia, aguçando a vontade de falar, o que percebemos impactos positivos com a ação, como : proporcionou o repensar de nossas atitudes, como desencadeadores de risco ou preservação da própria vida, de crianças e de outros adultos.
AVALIAÇAÕ: Avaliou através da observação direta como o aluno receberá o vídeo e a postura de comportamento diante as questões levantadas.