Preaload Image

Uso consciente da água

TURMA: Pré I

Objetivo:

-Identificar o principal uso da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Metodologia:

– Iniciar a aula com uma roda de conversa e contar a história do livro “A gotinha Plim Plim”. Após a professora irá conversar com os alunos refletindo sobre a história ouvida, fazendo perguntas como: Quem era plim plim? Onde ela morava? O que o vento fez para plim plim descer da nuvem? Onde plim plim caiu? Ela gostou? O que acontece com a gotinha no final da história?

– A seguir conversaremos sobre a conscientização da importância da água em nossas vidas, assim como o dia e a noite são importantes para o nosso corpo, para o crescimento saudável a água também é importante. Questioná-los: Para que serve a água? Nós podemos desperdiçá-la? Em que ações utilizamos a água em nosso dia-a-dia? Utilizando a caixa com imagens dentro dela as quais irão contribuir com o consumo consciente de água, aguçar a curiosidade dos alunos sobre o que há dentro da mesma. A professora pedirá para cada aluno que coloque sua mão dentro da caixa veja e fale o que retirou lá de dentro, e a professora perguntará o que será que esta imagem representa. A seguir, faremos um cartaz dos cuidados para o consumo consciente da água. A professora irá preparar imagens na quantia de alunos presentes na sala, para que todos participem.

– Ouvir e dançar com a música “A água” de Cristina Mel disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fwix3jxfvzi.

– Realizar a brincadeira “som da chuva”, nesta atividade iremos desenvolver a concentração, atenção, intensidade e ritmo. A brincadeira consiste em imitar a chuva: chuva fraca= bater dois dedos na palma da mão; chuva forte = bater as palmas; temporal= bater palmas com mais força e mais rápido.

-Atividade de produção: Pintura com tinta congelada: nesta atividade será explorada a percepção da textura original da tinta e a tinta congelada, a sensação térmica do gelado. Questionar aos alunos como está a tinta? Qual a diferença? Proporcionar que os alunos explorem a tinta congelada colorindo a Gotinha Plim.