Unidades de Conservação Ambiental
Objetivo: Analisar a presença de comunidades tradicionais em UCs para entender a importância
das UCs de Uso Sustentável para a manutenção do modo de vida dessas comunidades.
• Identificar a presença de UCs no estado onde se localiza a escola Lúcia Sampaio Galvão e compará-las a outras
UCs do Brasil.
Desenvolvimento: A professora Karen do 4° ano B, iniciou a aula com uma atividade dinâmica para investigar os conhecimentos dos alunos sobre as
Unidades de Conservação (UCs) e para familiarizá-los com alguns termos e conceitos que serão
trabalhados durante as aulas. Comecei a dinâmica citando o termo “conservação ambiental”. Na
sequência, pedi para alguns alunos, aleatoriamente, falarem outra palavra ou conceito que tenha
alguma relação com a expressão mencionada. Por exemplo: professor – conservação ambiental;
aluno 1 – natureza; aluno 2 – árvores; aluno 3 – animais, e assim sucessivamente.
Anotei na lousa os termos indicados pelos alunos para que todos
pudessem observar o raciocínio apresentado pela turma, partindo da primeira palavra até chegar à
última. Com base nessa linha de ideias, conversei com toda a turma sobre o significado de
conservação ambiental.
Perguntei aos alunos: “Vocês sabem qual é uma das formas de garantir a conservação
ambiental no Brasil?” Questionei-os se já haviam ouvido falar em UCs ou se já conheceram alguma.
Depois estudamos no livro de Geografia “A Conquista” 4 ano, o que são as UCs: áreas delimitadas pelo Poder
Público para a conservação ambiental, ou seja, para proteção dos elementos e dos recursos naturais
daquele espaço. Mencione, ainda, que as UCs do país são organizadas em um Sistema Nacional de
Unidades de Conservação (SNUC).
Avaliação: Os alunos contaram suas experiências sobre UCs, além de responder as questões do livro.