Trânsito Seguro – Maio Amarelo
Apresentação / justificativa:
A E.M. Capelinha optou por trabalhar o mês de Maio Amarelo com atividades lúdicas e educativas para que alunos desenvolvam habilidades de consciência e responsabilidade, além de se tornarem multiplicadores dentro de suas famílias e comunidades. Já que a formação do pedestre e condutores respeitosos e zelosos começa cedo, o que torna a escola uma grande aliada no processo de formação de um transito mais seguro para todos.
Público alvo: crianças de 3 a 12 anos( educação infantil e ensino fundamental).
Objetivos:
- Incentivar o protagonismo do estudante que fará reflexões e pesquisas sobre o tema próximo do seu cotidiano de maneira mais ativa e com o apoio dos colegas.
- Contribuir para ampliar a interação dos familiares com seus filhos, tanto em questões de que dizem respeito à escola, quanto a temas do dia a dia.
- Promover a construção de um entorno escolar mais seguro nos momentos de entrada e saída dos alunos.
Desenvolvimento:
iniciar com as informações sobre o que é a campanha e como ela funciona, realizando perguntas sobre o tema( Qual o objetivo do Maio Amarelo? Como surgiu ? Por que ?) Depois disso, iniciar uma roda de conversa para que todos exponham suas impressões sobre o trânsito em suas experiências pessoais e coletivas. Em seguida, propor a produção de laços ( atividade de mobilização) – padrão da campanha maio amarelo. Para isso, distribuir pedaços de cerca 15cm de fita de cetim amarelo e orientar a dobrá-los conforme o símbolo da campanha, colando a parte onde as duas metades da fita se tocam. Depois, entregar o alfinete de roupa e oriente a prender a fita no alfinete. Estimular a ir e voltar todos os dias com o laço no peito. ( ed. infantil, o laço será colado).Explicar que a cor amarela foi selecionada por ser a cor da advertência no trânsito, e o laço amarelo simboliza o engajamento por meio da união.
Para promover um debate, utilizamos de roda de conversa sobre o tema, apresentando mine cartazes e perguntando aos alunos. A todo momento, os alunos são instigados a falarem, expor opiniões para que percebam que também são agentes no processo. diante disto perguntar se conhecem as estatísticas de acidentes no trânsito, levantando questões de segurança, promovendo reflexões sobre a entrada e saída na escola ( alunos utilizam o transporte escolar ônibus e fazem uso da BR 101. Orientá-los quanto à segurança torna fundamental para ambas as partes). Utilizaremos na atividade coletiva um mural coletivo : segurança no transito, com reportagens e escritas, recortes dos alunos.
Avaliação; Observar se os alunos se envolverão de maneira proativa e colaborativa nas ações.








