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Trânsito, meus direitos e meus deveres

Projeto: Trânsito, meus direitos e meus deveres

Data de desenvolvimento: entre os dias 11 a 29 de setembro de 2023.

Título: Trânsito, meus direitos e meus deveres

Justificativa:

A promoção e desenvolvimento das atividades sobre o Trânsito são fundamentais para a compreensão dos alunos sobre regras e deveres existentes nesse meio. A partir dos estudos e pesquisas contemplados no projeto, os alunos poderão atuar como agentes educativos dentro do ambiente familiar, pois já estão inseridos nas práticas de trânsito básicas, como atravessar a rua, usar cinto de segurança, andar de transporte público, dentre outras. Os conhecimentos de algumas das regras e deveres do cidadão no trânsito são de fundamental importância para que os alunos se apropriem de conceitos como empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania.

Objetivo geral:

Conscientizar os alunos sobre direitos e deveres no trânsito, alertando-os sobre possíveis perigos que nele ocorrem e reforçando comportamentos que visam a segurança de todos os envolvidos nesse meio.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o conceito de trânsito;
  • Pesquisar sobre “direitos e deveres do cidadão no trânsito”;
  • Analisar regras para manter o trânsito mais seguro;
  • Identificar as principais causas de acidentes no trânsito;
  • Conhecer placas de sinalização;
  • Aprender hábitos e comportamentos seguros no trânsito;
  • Conhecer elementos de sinalização, mobilidade e acessibilidade urbana no entorno da escola e no município;
  • Desenvolver virtudes como: tolerância, paciência, atenção e responsabilidade.

Metodologia:

  • Iniciar o projeto com a leitura da revista do Zé Quest: Educação para o trânsito: “Pedras no caminho” (arteris);
  • Por meio de questões orais, indagar como os alunos se locomovem pela cidade: a pé, de carro, de ônibus, de transporte escolar, de bicicleta, por exemplo;
  • Por meio de diálogos realizar debates, refletindo sobre o caminho de casa para a escola, abordando acessibilidade e mobilidade urbana;
  • Conversar com os alunos sobre o fato de que todos somos pedestres em alguns momentos da nossa rotina e que necessitamos ter cuidados ao andar na rua;
  • Compartilhar, por meio de vídeos e slides, algumas regras de trânsito para pedestres, explicando que o pedestre, assim como o ciclista, motorista e o motociclista também faz parte do sistema de trânsito, e têm seus direitos e deveres assegurados pelo Código de Trânsito Brasileiro;
  • Pedir que os alunos realizem, com seus familiares, pesquisas sobre os direitos e deveres do cidadão no trânsito;
  • Socialização da pesquisa realizada pelos alunos, com a produção de cartazes informativos sobre esses direitos e deveres pesquisados junto com a família;
  • Questionário para familiares, respondendo perguntas e problemáticas sobre comportamentos no trânsito;
  • Socialização dos questionários em sala de aula, analisando respostas corretas e incorretas de acordo com o comportamento no trânsito, visando a segurança de todos nesse meio;
  • Passeio pelo entorno da escola, percebendo sinalização, preservação de ruas, acessibilidade e mobilidade urbana (durante o passeio tirar fotos para atividade futura);
  • Simulações com os alunos no entorno da escola, usando cadeiras de rodas e vendas nos olhos para que compreendam as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais sentem quando não há acessibilidade que garanta o direito de ir e vir;
  • Em sala de aula discutir sobre a acessibilidade arquitetônica relacionada aos recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, em qualquer espaço e com autonomia;
  • A partir das fotos e impressões sobre o passeio no entorno da escola, também serão analisados aspectos como: limpeza e conservação das ruas, mobilidade e segurança urbana;
  • Orientação com policial a partir de dúvidas e questionamentos dos alunos sobre leis de trânsito (na aula do PROERD);
  • Pesquisas e estudos de placas de sinalizações e seus significados;
  • Produção de maquetes (em pequenos grupos), planejando um trânsito seguro para uma cidade imaginária;
  • Exposição das maquetes, com explicações referentes;
  • Produção de um relato, explicando o que compreendeu sobre os estudos relacionados ao trânsito para ser compartilhado com familiares.

 

Referências:

 Revista Zé Quest: Educação para o trânsito: “Pedras no caminho” (arteris)-2023.

CLUBE DETRAN: Direitos e Deveres do Cidadão no Trânsito. Disponível em<https://clubedetran.com.br/direitos-e-deveres-do-cidadao-no-transito/>Acesso em 10 de setembro de 2023.

MOBIAUTO: Placas de trânsito: como entender de forma simples o significado de cada uma. Disponível em< https://www.mobiauto.com.br/revista/placas-de-transito-como-entender-de-forma-simples-o-significado-de-cada-uma/2763>Acesso em 8 de setembro de 2023.

TORTUGASTUDIOS: Clubinho Honda – Segurança no Trânsito. Disponível em< https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks> Acesso em 8 de setembro de 2023.

ABETAVIT: Sabe o que é trânsito? Disponível em< https://www.youtube.com/watch?v=3VjRHjrt8Fc> Acesso em 8 de setembro de 2023.