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TRÂNSITO MAIS SEGURO

Justificativa

A educação é construída desde cedo e é extremamente válida quando o assunto é trânsito. Já que a necessidade de deslocar-se é intrínseca ao ser humano, é necessário que ela seja feita da maneira mais segura possível, o que não é uma realidade no cenário das vias públicas brasileiras.

O Projeto Trânsito na Escola pode contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Através de projetos como esse, elas podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias.

As escolas são berços de importantes transformações sociais, já que apresentam informações pertinentes e potencializam as reflexões a respeito de temas importantes. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola. Atualmente existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, isso acarreta um fluxo maior de pedestres e transportes nas ruas de nossa cidade. Diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos conceitos de segurança no trânsito.

Além disso, os pequenos fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.

Objetivos

  • Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito;
  • Aprender sobre as histórias dos meios de transporte;
  • Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
  • Identificar quais são os principais motivos pelos quais os acidentes de trânsito acontecem e como podem ser evitados;
  • Conhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações;
  • Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito;
  • Conhecer quais são os locais de risco e como evitá-los ao brincar e andar na rua;
  • Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres;
  • Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
  • Espera-se que, ao fim deste projeto, os alunos:

– andem sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma;

– olhem para os dois lados antes de atravessar a rua;

– atravesse sempre na faixa de segurança;

– deixem que um adulto segure-o pelo punho para sua maior segurança;

– reconheçam o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado;

– contribuam para um trânsito mais seguro;

– tenham consciência da importância das normas de trânsito.

Desenvolvimento

  • Apresentação das principais placas de trânsito, como Pare, Proibido estacionar, Vire a direita/esquerda, Faixa de pedestre, expondo o que cada uma simboliza;
  • Elaboração de painéis e cartazes sobre as normas do trânsito, anexando-as na sala de aula;
  • Produção de desenhos por parte dos alunos sobre como é a ida e volta para escola, informações sobre o trajeto e demais situações;
  • Exibição de vídeo educativos em sala para reforçar as ideias trabalhadas, como as noções de sinalização e respeito no trânsito;
  • Brincadeiras dirigidas, como jogo da memória com os símbolos do trânsito, além de perguntas e respostas sobre as placas de sinalização e seus significados;
  • Confecção de sinalizações de trânsito que podem ser colocadas por toda a escola;
  • Passeios fora da escola para que os alunos conheçam as principais formas de sinalização, além de observar o trânsito;
  • Apresentação de vídeos educativos.

Recursos Pedagógicos

 Os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa, através de: 

  • Cartazes;
  • Pintura, recorte e colagem;
  • Simulação de uma vivência de trânsito;
  •  Roda de conversa;
  •  Brincadeiras dirigidas;
  •  Artes com sucata.

Avaliação

Pretende-se que no mínimo 80% dos alunos alcancem os objetivos propostos. Almeja-se que no mínimo 95% dos alunos participem e interajam das atividades sugeridas durante este projeto.