Preaload Image

Trânsito de a preferência a vida!

Todo mundo sabe que nossos alunos não são motoristas, mas isso de forma alguma as exclui como personagens do trânsito, eles podem ser pedestres, passageiras, ciclistas, o que reforça a importância de incluí-las na pauta sobre a educação no trânsito. Por isso a professora da turma do infantil 4°A, com aproximadamente 20 alunos e com dois alunos autistas, desenvolveu atividades sobre o trânsito de forma lúdica, no qual todos os alunos pudessem brincar, simular e vivenciar situações simples do dia a dia do trânsito. Para iniciar as atividades educativas, a professora aproveitou o livro didático do aluno “1,2,3… é tempo de aprender”, que na página 73 com a temática Cores no trânsito, nesta atividade o aluno deve pintar as letras das palavras nas cores que corresponde ao semáforo, na página 74 a professora explica que o transito faz parte da nossa vida e que os alunos devem observar tudo antes, para assim atravessar a rua ou avenida com máxima segurança, atividade era para pintar o pedestre atravessando corretamente a rua.

Para proporcionar a ludicidade, foi realizado a atividade usando o lego como ferramenta de educação. O objetivo é fazer com que os alunos, montando a brincadeira, vivencie os problemas da cidade, monte “situações problema” e faça parte da solução ao apontar os erros e corrigir as irregularidades no trânsito, reforçando os seus conhecimentos sobre a questão viária. A professora entregou as pecinhas do lego para a turma, e montaram um circuito de trânsito, depois entregou carrinhos para que pudessem brincar e aprender, sobre o cinto de segurança, respeitar a sinalização, a velocidade nas vias. E entregou bonecos para simular os pedestres atravessando a rua.

A professora da turma emprestou a pista do trânsito dos alunos que frequentam a sala de recurso multifuncional, os alunos do infantil puderam brincar e observar a pista, conforme os alunos brincavam com os carrinhos na pista a professora ia introduzindo diversos questionamentos sobre o trânsito seguro. Outra atividade foi a construção de um cartaz sobre o trânsito, no qual cada aluno pintou a mão com tinta guache para fazer parte do cartaz, com o seguinte dizer no “trânsito de a preferência a vida!”, depois foi posto em exposição no pátio para que outros alunos pudessem prestigiar o trabalho da professora.

Na sequência levou para a sala de aula um livro grande expositor de cenas, esse material é disponibilizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná, nele os alunos puderam explorar as imagens e relacionar com o cotidiano, fizeram a leitura de diversas cenas, como as placas de trânsito, sinalização, como atravessar a rua, respeitar os sinais luminosos dos semáforos e o uso do cinto, e a professora foi mostrando as cenas do trânsito e na oralidade faziam a releitura das imagens.

Para finalizar as atividades com a turma foi explicado que a palavra trânsito quer dizer movimentação de pessoas e veículos, a professora entregou uma letra para cada aluno com formato de pista, no qual puderam recortar e brincar com o carrinho no sentido da letra, depois formaram a palavra trânsito retomando tudo o que aprenderam nesta semana de atividade sobre o assunto.