Trânsito: Aprendendo brincando.
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Livro de história, caixas de suco, papel dobradura, cola, tesoura, tampinhas de garrafas pet, arame e papelão.
OBJETIVO:
– Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito.
– Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito.
– Identificar quais são os principais motivos pelos quais os acidentes de trânsito acontecem e como podem serem evitados.
– Conhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações.
– Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.
– Conhecer quais são os locais de risco e como evitá-los ao brincar e andar na rua.
– Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres.
CHAMADA:
Educação é a melhor solução!
TEXTO:
As escolas são berços de importantes transformações sociais, já que apresentam informações pertinentes e potencializam as reflexões a respeito de temas importantes. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola.
Além disso, os pequenos fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.