Preaload Image

TRANSITANDO PELO MEIO AMBIENTE

1 – Justificativa

O projeto Meio Ambiente na escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização.  O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.  Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

2 – Objetivos

     Desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às questões que se referem à preservação das espécies, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação.

Alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, à natureza e o meio em que vive.

É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento. Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.

3 – Metodologia e estratégia de ação

  • Motivação

Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de música e vídeo que menciona o tema e os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa.

  • Conteúdo

No decorrer do projeto serão trabalhados os seguintes conteúdos:

Roda de conversa – Levar uma caixa contendo diversos elementos naturais como: FOLHAS, PEDRAS, ÁGUA, AREIA, FLORES, etc

Questionar com os alunos: Onde podemos encontrar a água? Ela é importante para nós? Qual a diferença de uma flor para uma pedra? Onde podemos encontrar essas coisas?

Vídeo informativo – Sobre o Meio Ambiente;

-Música– (Terra, Planeta, Água), com o professor de música;

-Português – Trabalhar as vogais da palavra Meio Ambiente e a letra M com a família silábica;

Montar o nome do Planeta em que vivemos e colar no quadro e registrar o número de letras, vogais, e consoantes;

-Matemática – Trabalhar quantidade de animais e separar os elementos da natureza e quantificar quantos são os elementos da natureza e os que não são e completar os desenhos que faltam;

Quantificar os elementos que tem em cada conjunto e fazer um X no quadrinho certo;

Realizar atividade de pareamento com as cores das lixeiras;

Levar os alunos para fazer reciclagem de lixo nas lixeiras da escola, depois realizar atividade para colorir as lixeiras de acordo com o que vimos no pátio;

Ligar cada produto reciclável com a sua cor correspondente nas latas de lixo;

-Ciências – Dar uma volta no pátio e na horta da escola e observar a natureza, depois realizar atividade e pintar somente os elementos que fazem parte da mesma;

Recortar de jornais e revistas quatro figuras de seres vivos existentes na natureza e colar no quadro;

Realizar atividade de pareamento dos seres vivos e não vivos;

Realizar atividade de pareamento selecionando os produtos as devidas lixeiras;

-Arte – Colorir o nosso Planeta (05 de Junho Salvem o nosso Planeta);

Confeccionar álbum do Meio Ambiente.