TRANSITANDO PELO MEIO AMBIENTE
1 – Justificativa
O projeto Meio Ambiente na escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
2 – Objetivos
Desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às questões que se referem à preservação das espécies, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação.
Alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, à natureza e o meio em que vive.
É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento. Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.
3 – Metodologia e estratégia de ação
- Motivação
Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de música e vídeo que menciona o tema e os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa.
- Conteúdo
No decorrer do projeto serão trabalhados os seguintes conteúdos:
–Roda de conversa – Levar uma caixa contendo diversos elementos naturais como: FOLHAS, PEDRAS, ÁGUA, AREIA, FLORES, etc
Questionar com os alunos: Onde podemos encontrar a água? Ela é importante para nós? Qual a diferença de uma flor para uma pedra? Onde podemos encontrar essas coisas?
–Vídeo informativo – Sobre o Meio Ambiente;
-Música– (Terra, Planeta, Água), com o professor de música;
-Português – Trabalhar as vogais da palavra Meio Ambiente e a letra M com a família silábica;
Montar o nome do Planeta em que vivemos e colar no quadro e registrar o número de letras, vogais, e consoantes;
-Matemática – Trabalhar quantidade de animais e separar os elementos da natureza e quantificar quantos são os elementos da natureza e os que não são e completar os desenhos que faltam;
Quantificar os elementos que tem em cada conjunto e fazer um X no quadrinho certo;
Realizar atividade de pareamento com as cores das lixeiras;
Levar os alunos para fazer reciclagem de lixo nas lixeiras da escola, depois realizar atividade para colorir as lixeiras de acordo com o que vimos no pátio;
Ligar cada produto reciclável com a sua cor correspondente nas latas de lixo;
-Ciências – Dar uma volta no pátio e na horta da escola e observar a natureza, depois realizar atividade e pintar somente os elementos que fazem parte da mesma;
Recortar de jornais e revistas quatro figuras de seres vivos existentes na natureza e colar no quadro;
Realizar atividade de pareamento dos seres vivos e não vivos;
Realizar atividade de pareamento selecionando os produtos as devidas lixeiras;
-Arte – Colorir o nosso Planeta (05 de Junho Salvem o nosso Planeta);
Confeccionar álbum do Meio Ambiente.