Preaload Image

Transitando com o Meio Ambiente

1)JUSTIFICATIVA

Os alunos do EJA são observadores e com a construção de novas vias dentro da nossa cidade, foi observado que árvores estão sendo derrubadas para que a construção de uma determinada vida seja construída,através dessa observação, esse projeto tem como objetivo mostrar aos alunos o que são feitas com o meio ambiente ao construir uma rua, uma rodovia.

O aumento do trânsito na cidade e a importância de construir novas vias.

2)OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos da importância de preservar o meio ambiente e ter um trânsito de pedestre e veículos mais cauteloso.

3)OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Influenciar os educandos sobre o comportamento correto no trânsito, de modo que as incentive a cobrar dos adultos com que tem contato;
  1. Ensinar os adolescentes noções básicas em relação à sinalização de trânsito;
  2. Levar ao conhecimento dos alunos o que é feito com o meio ambiente ao construir uma nova via.
  3. Mostrar aos educandos como a cidade em que vivemos está crescendo e o motivo de ser construido novas vias de trafego.
  4. Através de atividades lúdicas, de atividades concretas, jogos e recursos online, maquetes e cartazes iremos conscientizar os alunos da preservação do meio ambiente e do trânsito consciente.
  5. Perceber, através de vídeos educativos, a importância de ser gentil com o próximo em qualquer momento.

4)PÚBLICO ALVO: Alunos do EJA.

5)METODOLOGIA/ESTRATÉGIA E AÇÃO

  • MOTIVAÇÃO:

Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de músicas que mencionam o tema, com livros de literatura,vídeos educativos e cartazes e revista Zé Quest.

  • CONTEÚDOS:

No decorrer do projeto serão trabalhados os seguintes conteúdos:

-Revistinha do Zé Quest.

-O meio ambiente e a maneira que ele é tratado ao ser construido nova via.

-Preservação do Meio Ambiente.

-Deveres e direitos de trânsito para o pedestre.

Semáforo (pedestre e veículo).

Conduta no trânsito.

Apresentação de algumas placas de trânsito.

6)METODOLOGIA:

Os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa, através de:

-Música

-Cartazes

-Pintura, recorte e colagem

-Vídeos educativos

-Desenhos

-Oficina do trânsito utilizando materiais recicláveis (maquete)

 

Vídeos sugeridos no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=TTDeWGARU4A

https://www.youtube.com/watch?v=jC0idp2027k

https://www.youtube.com/watch?v=vnStcgDkxMs

https://www.youtube.com/watch?v=TTDeWGARU4A&t=12s

https://www.youtube.com/watch?v=tj8fLeOPCeQ

https://www.youtube.com/watch?v=vs6ChftV-bs

https://www.youtube.com/watch?v=qu_YYw9mEj8

https://www.youtube.com/watch?v=MZDNA2RvaSw

https://www.youtube.com/watch?v=g1jvg-UdwDs

https://www.youtube.com/watch?v=KfJle7WhsC0

https://www.youtube.com/watch?v=HY3GwP8a8Uo

https://www.youtube.com/watch?v=JUl3kQj4a5Q

https://www.youtube.com/watch?v=56HCzZ8_sCM

https://www.youtube.com/watch?v=VMGejJSSdlE

 

Sites educacionais:

https://www.coquinhos.com/controle-de-trafego-relogios/

 

7)AVALIAÇÃO:

O acompanhamento e avaliação do projeto se dará durante todo o processo pedagógico, podendo ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas desenvolvidas com os alunos, juntamente com sua família,atraves das atividades não presenciais e do grupo de Whatsaap para alunos que optaram em permanecer remoto, para os alunos dos grupos A e B que estão em aulas presenciais a avaliação será presencial.