Trajeto da escola e o trânsito
A professora começou as atividades conversando com os presentes na aula, que ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa escola e escola casa, por van, ônibus, carro ou moto. Além disso, existem outras atividades na rotina dos nossos alunos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar até o ensino fundamental a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
A professora iniciou a aula com as seguintes perguntas, quem faz parte do trânsito? Quais os problemas no trânsito? E o que podemos fazer para resolver os problemas? Conforme a turma ia respondendo a professora anotava no quadro as ideias dos alunos. Na sequência das atividades foram apresentados vídeos sobre o transito, tais como esta disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ulnn87EUTfQ e a historinha sobre o transito, que relata no vídeo que já era tempo de os homenzinhos do mundinho criar suas leis de trânsito. Afinal, eles circulam para lá e para cá sem parar – É tal de sair para fazer compras, levar e pegar as crianças na escola, ir à feira, passear com o animal de estimação. Em ‘O trânsito no mundinho’, a autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen descreve de maneira lúdica, proporcionada também por suas ilustrações, dez leis de trânsito para que os pequenos leitores sejam cidadãos responsáveis e cuidadosos. Este videio educativo esta disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TvWdVDYL1tk .
Para dar continuidade ao estudo sobre o tema, convide os alunos para se deitarem no chão, em uma posição confortável e fecharem os olhos. Coloque uma música tranquila para ouvirem. Dê preferência para músicas instrumentais, para viabilizar que os alunos concentrem na atividade. Quando perceber está concentrado, comece a retomar o percurso que eles fazem de casa para a escola, dizendo: vocês vão procurar se lembrar sobre como foi o seu percurso de casa para a escola hoje: vieram de ônibus, de carro, de transporte escolar, a pé? Com quem vieram? Conversaram durante o trajeto? Sobre o quê? O que viram: lojas, supermercados, escolas, farmácias? Fizeram o mesmo trajeto de sempre? Como estava o trânsito: calmo, agitado? Aconteceu alguma coisa diferente: acidentes, trânsito impedido etc. Quanto tempo os alunos gastaram para chegar à escola?
Em outro momento os alunos deverão abrir os olhos e sentarem-se na roda para relatar sobre o que conseguiram se lembrar. Dê a oportunidade para que todos relatem suas histórias, depois a professora deu uma folha para que cada um desenhasse como veio até a escola e qual o meio de transporte utilizado, terminou a tarefa construindo um gráfico do trânsito com a turma. Conforme foi construindo com a turma o gráfico a professora retomava conceitos básicos de transito com todos os alunos, criando situações e possíveis soluções para um trânsito mais seguro.