Trabalhando sobre o Trânsito na Sala de Apoio
A sala de apoio funciona no contra turno dá aulas do ensino fundamental, é serve para um reforço escolar para os alunos com dificuldades de aprendizagem, nestas aulas aprendem com jogos, brincadeiras e outras atividades. A professora trouxe como proposta pedagógica a implantação de atividades visando a Educação para o Trânsito na Escola, surgiu da necessidade em trabalhar a com o tema, em virtude dos incidentes ocorridos dentro e fora da escola pertinente ao ato de ir, vir e estar.
As crianças apresentavam imprudência na circulação entre os corredores e falta de socialização em sala de aula e fora da escola. Paralelamente a essa problemática, detectamos a dificuldade de aprendizagem dos alunos na leitura, expressão oral e escrita. A sala de aula a professora do apoio, realizou algumas atividades para melhor compreensão de um trânsito mais seguro, a primeira atividade foi o jogo da memória com figuras do trânsito, qual é a criança que nunca brincou com o jogo da memória? O jogo da memória do trânsito é um jogo clássico, formado por peças que apresentam placas de trânsito em um dos lados, esse jogo ajuda melhorar as habilidades de memória das nossas crianças e ajuda a melhorar o seu conhecimento sobre o trânsito enquanto se diverte.
Cada aluno recebeu as peças, pintou e recortou as figuras, depois a professora explicou as regras, que os alunos deveriam fazer o mesmo par de placas para obter o ponto e para alcançar a maior pontuação, combinar pares de placas de trânsito rapidamente. Para ampliar mais ainda o conhecimento a professora realizou atividades impressas de fixação sobre o trânsito, atividade ligue o desenho das placas com o respectivo nome e encontre dez placas relacionadas com trânsito no caça palavra, depois realizaram uma interpretação de texto, observando uma cena de trânsito.
Para trabalhar a oralidade de nossos alunos e ao mesmo tempo trabalhar o conteúdo e de uma forma bem lúdica utilizando dobraduras do carro, o qual os alunos deveriam ilustrar por desenhos elementos que constrói um trânsito seguro e colar a dobradura do carro. A professora acredita que a educação para o trânsito visa estimular nossos alunos hábitos e comportamentos mais seguros no trânsito, transformando o conhecimento aprendido na sala de apoio em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.