Solo , o chão que pisamos!
Sob o ponto de vista agronômico, o solo pode ser definido como um corpo natural, tridimensional, que ocorre por ações dos fatores de formação como o clima, que é compreendido pelos fenômenos meteorológicos, a umidade, a temperatura e o vento.
Sabemos que o solo se encontra na parte mais superficial da litosfera e ele pode ser classificado em: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Ele é formado de pequeninos pedaços de rocha, restos de plantas e animais… as minhocas vivem no solo e para viver perfuram o solo formando galerias, assim o solo fica mais arejado , os excrementos das minhocas fertilizam o solo, por isso o solo com minhocas é rico em húmus.
A turma toda animada aprendeu sobre os elementos que compõem o solo, como: areia, argila, calcário e humo com amostra concreta apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Emater Senhor Mauricio Eduardo Martoni , extensionista agropecuário EMATER-MG. Eles ficaram encantados com as explicações do mesmo que numa linguagem simples e de acordo com a idade deles abrilhantou essa manhã!
As crianças aprenderam a importância do solo na vida de todos os seres humanos. Foram muitas explicações abrangendo o solo em todo seu contexto… Foi um momento de consciência onde despertamos em cada criança o zelo pelo nosso planeta que pede socorro!
Arteris 2019, juntinhos e misturados fazemos a DIFERENÇA!