Separação de materiais recicláveis
OBJETIVOS: Aprender sobre o lixo reciclável; Reconhecer a importância da separação do lixo; Saber separar de acordo com a cor das lixeiras.
DESENVOLVIMENTO – Inicialmente a professora apresentou para as crianças a Paródia do Meio Ambiente: Lixo | Música/Vídeo: O patinho colorido.
– Após ouvirem a música que já é conhecida deles, iniciou-se uma roda de conversa a respeito da importância de realizarmos a separação dos materiais recicláveis em nossas casas.
– Vocês acham que é importante realizar a reciclagem? Por quê?
– Quem separa o lixo em casa?
– A professora explicou porque devemos reciclar.
Dentre as muitas razões do porquê reciclar, as mais importantes são: economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana.
– Vocês viram no vídeo que uma coisa pode virar outra?
– O que pode ser reciclado?
Vidro, Plástico, Papel, Metal.
– Conversamos sobre as lixeiras coloridas que são encontradas em vários lugares, onde devemos depositar estes materiais que podem ser reciclados, e que em casa, como não temos as lixeiras e passa um caminhão para recolher, cada um pode combinar com seus familiares o melhor jeito para realizar esta ação.
– A professora levou para a sala as lixeiras coloridas para que todos pudessem conhecer.
– Visando uma melhor compreensão das crianças a respeito de quais materiais podem ser reciclados fizemos uma atividade de separação na sala de aula.
– Em seguida a professora deixou à disposição das crianças vários materiais como: plástico, metal, vidro, papel para que pudessem, na sequência, realizar a separação nas lixeiras correspondentes, desenvolvendo o hábito desta ação dentro e fora da escola.