Preaload Image

Semana do trânsito: Levantamento de dados reais sobre a segurança no trânsito

Para explorar “Semana do Trânsito” com a turma dos 4º anos, da Emef Profª Anna Ruiz Fernandes Furlani, realizaram um trabalho educativo, onde os alunos refletiram sobre vídeos, entrevistam os pais para levantamento de dados reais sobre trânsito e elaboraram um gráfico com tais dados.

A aula iniciou com vídeos de campanhas para um trânsito seguro: “Agentes do trânsito, educação, segurança rodoviária para crianças”; “Cinto de Segurança”; “Conheça os direitos e deveres dos pedestres no trânsito”

Após fizeram  uma discussão sobre o que compreenderam com os vídeos (informações novas e o que já sabiam). Com as colocações, levantaram oralmente casos reais recentes da cidade de Pederneiras, de acidentes de trânsito, destacando que poderia ter causado e como poderia ter sido evitado tais fatos.

Foi sugerido aos alunos uma entrevista com os pais/responsáveis com perguntas referentes ao turma “Trânsito” para realizarmos futuramente a contabilização de dados verídicos, estatísticas reais de toda sala. A intenção dessa entrevista foi fazer com para que os alunos conseguissem vivenciar e visualizar a seriedade de dados e estatísticas que lemos ou assistimos nas mídias e, por muitas vezes, acabamos não dando a atenção devida.

As questões aplicadas foram:

  1. Você já foi vítima ou se envolveu em acidente de trânsito?
  2. Já usou celular enquanto dirigia?
  3. Tem dificuldade em compreender e respeitar as placas de trânsito?
  4. A quem você atribui a culpa por tantos acidentes no trânsito: motorista ou pedestre?
  5. Já foi multado alguma vez?
  6. Já andou de carro sem cinto de segurança? (seja enquanto motorista ou enquanto passageiro)
  7. Conheceu alguém que perdeu a vida ou se feriu gravemente em acidente de trânsito?
  8. Acha importante o trabalho com as crianças sobre “Trânsito seguro”?

No dia combinado, as crianças que realizaram a tarefa de casa solicitada (entrevista) foram à frente da sala para socializarmos quem haviam entrevistado e as respostas obtidas.

A cada questão relida à sala, cada aluno expôs sua anotação. Assim, conforme falavam, discutimos a seriedade dos temas levantados. Uma aluna anotou na lousa a quantidade de respostas positivas ou negativas para que, em seguida, pudéssemos organizar os dados e montarmos um gráfico de coluna comparativo.

Desse modo, ao finalizarmos as questões, passamos à prática de montagem do gráfico. Decidi iniciar esse conteúdo utilizando material concreto para facilitar a correta organização que um gráfico exige.

Usamos colagem com papéis coloridos. A cada coluna, uma questão. Selecionamos duas cores para a colagem comparativa. Coletivamente, contamos e criamos o gráfico, em cartolina. Para finalizar, cada um desenvolveu o seu em folha sulfite.

Foi um trabalho bem interessante que envolveu e atraiu os alunos devido a veracidade dos dados e o envolvimento dos pais nas questões. Tivemos um resultado bastante satisfatório quanto à reflexão sobre o tema “Trânsito seguro para todos”!