SEMANA DA INCLUSÃO
A participação de crianças com deficiência na escola é um direito (BRASIL,1996), que para ser acessado depende, entre outros aspectos, da articulação entre profissionais, famílias e sociedade para o cumprimento de diretrizes educacionais, destinação de recursos humanos e materiais e formação de profissionais habilitados para o enfrentamento dos diferentes desafios trazidos pela prática cotidiana do ensino. (BRIANT; OLIVER, 2012, p.142)
No que consiste à educação, o dia a dia da escola e da sala de aula exigem que o professor seja capaz de organizar as situações de aprendizagem considerando a diversidade dos alunos. Essa nova competência implica a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem, dos agrupamentos dos alunos e dos tipos de atividades para eles planejadas. (SILVA; ARRUDA, 2014, on-line)
Talvez, o significado da palavra – incluir, não esteja ligado a inserir pessoas diferentes na sociedade e sim fazer um trabalho diferenciado com essas pessoas, um trabalho que possibilite a autonomia, porque o professor deve estar em constante aprendizagem, buscando informações e estar sempre disposto a ouvir o aluno para um melhor desempenho do seu trabalho. (SILVA; ARRUDA, 2014, on-line)
Considerando os trechos supracitados e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, estabelecida pela lei nº 13.585/2017, realizamos com as crianças do Jardim 1 C, faixa etária de 4 a 5 anos de idade, atividades de sensibilização como brincadeiras do cotidiano (adoleta e dança da cadeira), onde as crianças voluntariamente utilizavam vendas e protetores auriculares para que pudessem vivenciar as dificuldades e desafios que pessoas cegas e surdas enfrentam. Realizamos também a contação de história com os personagens com deficiência da turma da Mônica e finalizamos com a construção de um jogo da memória com os mesmos personagens.