Semáforo.
O desenvolvimento dessa atividade se deu a partir de uma brincadeira. Organizei as crianças em duplas e coloquei a música “Dirigindo meu carro” – Xuxa para dançarem. Através de um semáforo de madeira com plaquinhas móveis (cores), fui orientando a brincadeira. Combinamos que quando a plaquinha estivesse vermelha, todos deveriam parar de dançar; quando a plaquinha estivesse amarela, todos deveriam trocar de pares e quando a plaquinha estivesse verde, continuariam a dançar. Aprenderam e ao mesmo tempo, divertiram-se com a aula prática, cantando e dançando.
Após a brincadeira, receberam uma folha com o desenho do semáforo e de três carros realizando atitudes diferentes. O primeiro passo foi a pintura do semáforo. Em seguida, ligaram a ação de cada motorista à cor correta no semáforo. Todos realizaram com êxito. A pintura dos demais desenhos ilustrativos foi realizada na sequência, com capricho.
As aulas ligadas ao tema “trânsito” vem sendo muito significativas, os alunos estão cada vez mais curiosos por aprender.