Preaload Image

Segurança é tudo, respeite o pedestre

As razões por que se deve ensinar trânsito nas escolas; dentre elas, a mais importante é resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes. A professora Cidinha Pires do Curso CPT de Trânsito na Educação Infantil e Fundamental 1 afirma que o índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças é, de fato, muito alto em nosso país.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. Isso precisa mudar! E a mudança começa na escola!

Segundo pesquisas recentes, as principais causas dos acidentes de trânsito são:

→Exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização;
→Não usar o cinto de segurança;
→Dirigir alcoolizado;
→Dirigir drogado;
→Praticar violência por intolerância;
→Dirigir falando ao celular;
→Conduzir o veículo com sono;
→Estar desatento ao dirigir; entre outras.

Falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada.

Certamente, essas evidências se encaixam no rol de atitudes de indisciplina e de desrespeito, justificando a importância de se ensinar trânsito, assimilado ainda a outros importantes temas transversais, em especial: ética; pluralidade cultural; meio ambiente e saúde.
 
Entretanto, as ações escolares volta das para a educação no trânsito são intensificadas predominantemente na Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro, ou em decorrência de algum fato novo, como algum acidente ocorrido nas imediações da escola, ou com grande impacto no estado, no país. Infelizmente, o tema trânsito ainda é pouco explorado no cotidiano pedagógico das escolas brasileiras. Isso tem de mudar