Preaload Image

Se liga! Placas também são para pedestres!

A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais, fazendo com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

O Projeto  EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO  do Grupo Arteris, desenvolvido  pela escola durante vários anos pode contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro e humano.  Através de projetos como esse, elas podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias.

A escola é berço de importantes transformações sociais, já que apresentam informações pertinentes e potencializam as reflexões a respeito de temas importantes. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola.

Além disso, os alunos fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.

 

A professora Laura, percebendo a necessidade de fixar este conteúdo, levou para sala de aula algumas curiosidades sobre placas de Trânsito, para que os alunos conhecessem e pudessem entender os símbolos e as cores das placas.

Os alunos interagiram e foi uma aula bem proveitosa. A partir desta aula, a professora propôs um mural sobre placas direcionadas para pedestres, para que os alunos compartilhassem o que foi aprendido com o restante da escola e como forma de alerta, pois os pedestres também têm seus deveres a cumprir. Os alunos confeccionaram as placas para pedestres com retalhos de papeis e as descrições sobre cada placa. Cada grupo ficou responsável por um tipo de placa.

O objetivo maior e mais importante desta atividade foi da proposta dos alunos transmitirem aos seus familiares a importância de observar e respeitar as placas de trânsito nas vias públicas

Sendo assim, o trabalho foi satisfatório e os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.