SABADO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, VASO RECICLADO, MUDAS FRUTÍFERAS
Preservar o meio ambiente é fundamental, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra ou em alguma região dela e que afetam os outros ecossistemas existentes e a vida dos seres humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados pelos componentes que fazem parte dele.
Como preservar o meio ambiente:
evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos e lagos,
separar o lixo orgânico do lixo reciclável e os diferentes tipos de lixo reciclável,
fazer o consumo consciente de recursos como água e energia elétrica,
evitar desastres ecológicos, como queimadas, derramamentos de óleo nas águas, desmatamentos e morte de animais,
diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes,
usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica (do vento) e hidrelétrica (das águas),
diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados,
usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta e os transportes públicos,
Moinhos em parque eólico: transformação do vento em energia útil
Além dessas medidas, que podem ser adotadas por toda a sociedade, faz parte da conscientização da sustentabilidade a educação ambiental. A educação sobre a proteção do meio ambiente deve ser proporcionada aos cidadãos e às crianças para garantir a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. É importante que a sustentabilidade do meio ambiente seja cada vez mais uma prioridade para os políticos e para a sociedade em geral, para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.
A reciclagem é um processo de grande importância para a preservação do meio ambiente. Através da reciclagem e da diminuição do lixo é possível reduzir a poluição do ar, da água e do solo. O processo de reciclagem engloba a separação do lixo por categorias para que os resíduos possam ser reutilizados, dando origem a novos produtos. Podem ser usados na reciclagem materiais como plástico, papel, vidro, papelão, madeira e metais em geral.
Os resíduos de lixo orgânico (lixo doméstico) podem ser utilizados para o processo de compostagem, que os transforma em adubo que pode ser usado no plantio de vegetais, legumes e frutas. Uma das maneiras eficazes de ajudar na reciclagem é participar dos sistemas de coleta seletiva. A coleta seletiva faz a recolha do lixo orgânico e do não orgânico, que deve ser separado nas casas, empresas e indústrias. Depois que o lixo é recolhido, é encaminhado para os locais adequados para separadores de lixo reciclável. Um dos maiores desafios relativos à reciclagem é conseguir educar os cidadãos para que compreendam que cada esforço, por menor que seja, tem um impacto positivo na preservação do meio ambiente.
CONFECÇÃO DOS VASOS COM MATERIAIS RECICLADOS (LITROS PET) PARA AS MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA O SABÁDO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, CADA FAMÍLIA DOS ALUNOS GANHARAM UMA MUDA DE ÁRVORE FRUTÍFERA PARA PLANTAR, ( DOAÇÃO DAS MUDAS VIVEIRO FLORESTAL DUFFATTO) CUIDAR E AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA.
DANDO SEQUÊNCIA NAS AULAS SOBRE O MEIO AMBIENTE, CADA ALUNO IRÁ CUIDAR, OBSERVAR DIA APÓS DIA O CRESCIMENTO DE SUA MUDA DE ÁRVORE, REGAR, CUIDAR….