Respeite a Sinalização de Trânsito
A boa conduta no trânsito, o respeito à sinalização e aos limites de velocidade, o uso correto do cinto de segurança e a travessia segura pela faixa de pedestres foram alguns dos temas abordados durante as aulas da professora da turma do segundo ano. As atividades integraram a Campanha do Maio Amarelo desenvolvidas na escola. O objetivo da professora foi provocar a reflexões sobre as atitudes coletivas no trânsito. Essas atividades integram nosso projeto político pedagógico e todos os anos, criamos novas formas de abordar esse tema. O intuito é fazer com que eles entendam a importância do respeito, das atitudes de cada um e levem essas informações para a casa.
E para aprofundar mais o conhecimento dos nossos alunos a professora também abordou temas uso do cinto de segurança e placas de sinalização por meio de atividades impressas, no livro didático e vídeos educativos. Nessas atividades, a professora procedeu a explicação do objetivo e da importância do tema e da cooperação e participação de cada um dos alunos, pais, familiares e amigos perante o trânsito, numa abordagem e lúdica por meio dos vídeos assistido pela turma, com exemplificação de ‘importantes’ acidentes de trânsito ocorridos no cotidiano de muitas crianças ao brincarem de bola, empinarem pipa e andarem de bicicleta de forma negligente nas ruas.
Foram transmitidas instruções com a utilização do livro didático sobre a sinalização por meio de placas de pare, proibido estacionar, dê a preferência, uso correto das faixas de pedestres, das cadeirinhas, e uso do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros também foram apresentados. Trabalhou-se de forma pedagógica a sinalização semafórica e sua função orientadora aos condutores, voltando-se ao nível de compreensão das crianças, mediante a utilização das cores vermelha (pare), amarelo (atenção) e verde (prossiga).
Os alunos realizaram também registros de desenhos ilustrativos sobre o trajeto de casa até a escola, desenhando elementos que compõem o transito nas vias e ruas que dão acesso até a escola. Para encerrar a reflexão a professora conversou com os alunos sobre o que aprenderam sobre essas atividades, o qual cada um pode expor oralmente sua opinião e a educadora mediando argumenta que a responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito seguro foi a mensagem trabalhada ao longo do mês de maio, durante as ações desenvolvidas pelas atividades educativas.