Preaload Image

Relatório de observação pós-caminhada Dia do Pedestre

Justificativa:

É importante salientar que a reflexão precisa ser aprendida e exercitada. O aluno precisa entender que a teoria e a prática formam uma unidade. É necessário enfatizar também que durante a caminhada e a articulação teórica na escola a respeito das questões do trânsito essa unidade constrói um momento educativo transformador e multiplicador.
Sendo assim, o relatório de observação pós-caminhada do dia do Pedestre é de extrema relevância visto que organiza os pensamentos e estimula a aprendizagem, o conhecimento adquirido, mas, sobretudo mostra o olhar crítico vindo do ponto de vista dos alunos.

Objetivo geral:
 – Conduzir os alunos a refletirem sobre a importância do trânsito na vida social, bem como de uma postura adequada no trânsito;
– Incentivar a observação do trânsito ao redor da escola;
– Conscientizar a valorização e a relevância de boas práticas no trânsito;
– Sistematizar dados e informações a respeito da caminhada.

Objetivo específico:
 – Registro individual sobre a caminhada do dia do pedestre;
– Aprendizado e execução do gênero textual relatório;
 – Aliar aprendizado teórico a respeito do trânsito com o cotidiano dos alunos;
– Estimular por meio da união da vivência e da reflexão, observações, pensamentos e perspectivas argumentativas

 Desenvolvimento/Metodologia:

– Roda de conversa pós-caminhada – Relatos de experiências dos próprios alunos sobre o que eles acharam, observaram… etc.
– Explicação sobre o que era um relatório de observação e sua importância – diário de campo e e uma observação participante;
– Perguntas e provocações para auxiliar na elaborar na construção do relatório;
Perguntas:

  1. Como foi o contato com a comunidade, receptiva, introspectiva, rude…etc. Comente detalhadamente.
  2. Durante o percurso você observou infrações de trânsito, falta de sinalização. Justifique com exemplos.
  3. Durante a caminhada, algum fato em específico lhe chamou a atenção? Disserte mais a respeito.
  4. Qual a importância do dia do pedestre e de um trânsito seguro?
  5. Como você enquanto cidadão, sendo pedestre ou ciclista pode ajudar na construção de um trânsito melhor.

– Elaboração do relatório individual;
– Análise dos comentários e observações dos alunos.

Tempo de duração: 2 aulas
Público Alvo: Oitavo ano A
Produto final: Registro individual do relatório de observação e análise posterior dos relatórios.

Considerações finais:

Durante a preparação dos relatórios os estudantes foram estimulados a (re) significar sua própria realidade cotidiana. Durante o processo de construção do relatório e após a troca de opiniões dentro da sala foram produzidas observações, que após análise dos textos, pudemos que ver os alunos tornaram-se protagonistas e investigadores de sua própria realidade no trânsito.
A partir de algumas afirmações dos alunos pudemos ver seus olhares atentos e críticos a cerca do tema:
Exemplificando:
Observações sobre as infrações no trânsito e recepção da comunidade:
“[…] Algo que me chamou muito atenção que 90% das infrações são dos homens como virar sem dar seta, celular, sinal vermelho e até mesmo grosserias são mais da parte masculinas”

“Alguns recusaram os panfletos, outros mesmo com os guardas de trânsito e a guarda civil cometeram infrações de trânsito”

“Eu vi carro passando no sinal vermelho, um caminhão de lixo, uma moto e outros carros.”

“O contato com as pessoas foi variado, algumas gostaram e sorriram, outras aceitaram o folheto, mas ficaram de cara feia e outras acharam que só atrapalhamos. Algumas motos, caminhões e carros passaram no sinal vermelho mesmo com policiais estando lá e olhando tudo”

“Eu acho que foi bem variável, por exemplo, teve um cara quis até tirar foto, já teve outro que amassou o panfleto na cara da minha amiga”

“Sobre como fomos tratados pelas pessoas eu não entreguei, mas eu observei várias coisas, gente mexendo no celular enquanto dirige, ignorando as pessoas que estavam entregando os panfletos, pessoas passando pelo sinal vermelho mesmo com os guardas ali por perto, mas também tinha várias pessoas que foram super educadas e gentis.”

Observações sobre a importância do dia do pedestre, sinalização e da caminhada:
“A importância do dia do pedestre é conscientizar a população sobre o respeito no trânsito, a sociedade é bem desinformada  neste ponto, então o dia do pedestre ajuda a fortalecer essa conscientização. Eu como cidadã posso ajudar dando dicas e conscientizando quando ver as infrações e falar.”

“Nós caminhamos cerca de 4000 passos e foi muito bem perceptível a falta de sinalização no trânsito, percebemos muitos lugares que necessitam de lombo-faixa, semáforos e etc.”

“Mas as pessoas que aceitaram o folheto, vão pensar duas vezes antes de cometer alguma infração e nós como alunos vamos continuar alertando as pessoas”

“O dia do pedestre tem importância muito grande porque aqui no Brasil tem muitos índices de acidentes com pedestres e motoristas. Então, o dia do pedestre serve para alertar sobres os riscos e como evita-los  para um trânsito melhor!”

“E tendo um trânsito seguro e com mais respeito poderíamos ter um mundo melhor com menos intrigas e mesmos acidentes, menos mortes”

“Mas em geral foi bem legal até para percebemos a importância do dia do pedestre para conscientizar e mostrar como o respeito e a educação são essenciais para um bom trânsito, sem contar que percebemos que todos nós, ciclistas e pedestres somos importantes para um trânsito seguro, cada um fazendo sua parte, atravessando na faixa, andando de bicicleta na ciclovia e etc”

Assim, concluímos que através do exercício de refletir/produzir um texto inter-relacionando a teoria com a caminhada, os alunos foram estimulados a compreender melhor a importância de um trânsito seguro, bem como a importância do seu papel como agente transformador. Além disso, é importante destacar que tal movimento, levou boa parte dos alunos a estranhar algumas práticas cotidianas que até então eram naturalizadas.