Preaload Image

Regulamento de Trânsito: da função social à vida cotidiana

Seguindo o Currículo Paulista e os objetivos de aprendizagem para o início do 3°bimestre foi apresentado à turma do 1°ano o gênero textual Regulamento. Da contextualização à prática foram elaborados, durante cinco aulas, os combinados da sala; refletido sobre o Regulamento da escola; conversado sobre o que é permitido ou não em um jogo de regras e discutido sobre o Regulamento de trânsito.

Na roda de conversa, ponto inicial da aula de número 4 sobre o gênero, a professora retomou o conceito de Regulamento perguntando aos alunos se conheciam outros textos que indicam regras e quais. Para a mediação da conversa foi apresentado um cartaz com a imagem de uma via pública sem sinalização.

O que aconteceria se não houvesse regras no trânsito?  Feito a síntese das respostas a professora apresentou o Código Brasileiro de Trânsito apresentando outros questionamentos que os levou a refletir sobre exemplos de regras do cotidiano, com base no uso de placas de sinalização. Para isso foi perguntado:

  • Ao caminhar pela rua, vocês veem algum texto que apresenta regras?
  • É possível ter qualquer tipo de comportamento em vias públicas?
  • É permitido dirigir carros por todos os lugares na velocidade em qualquer velocidade?
  • Quais placas de sinalização vocês conhecem, como elas são e o elas indicam?
  • O que acontece se não respeitarmos as orientações dessas placas?

Ao final da discussão os alunos puderem notar que os elementos gráficos nas sinalizações não são aleatórios e que um X indica a proibição de algo. Compreenderam que o regulamento se refere as condutas em espaços coletivos, estabelecendo ações obrigatórias, permitidas ou não; no geral, deve-se obedecê-las sob o risco de punição e, claro, para um melhor convívio social. A fim de aprofundar as situações de aprendizagem a professora apresentou o jogo de dominó do Trânsito em duas situações: a primeira apreciação das placas do jogo em sala de aula e a segunda, vivência do jogo no pátio da escola.

A avaliação foi feita por meio da participação e da contribuição de cada aluno e logo, na sistematização ao jogar o dominó.