Reduzir os brinquedos industrializados
Na turma do segundo ano, com 19 alunos matriculados aproximadamente que frequentam as aulas no período da manhã, a professora propôs conversar com os alunos sobre reduzir os brinquedos industrializados. Todo mundo que já foi criança já teve brinquedos de várias cores e formatos, mas hoje em dia o comércio para o público infantil cresceu sem se preocupar com as demandas ambientais. Reduzir a compra e utilização de brinquedos industrializados é uma maneira de frear os impactos no meio ambiente. No primeiro momento a professora fez grupos onde os alunos puderam brincar com lego e na sequência desenvolveu atividades pedagógicas mostrando o problema e apresentando novas formas que podem ser adotadas pelos alunos. Realizou um gráfico mostrando os tipos de materiais que são produzidos os brinquedos e o tempo de decomposição dos mesmos. Apresentou os alunos que os brinquedos industrializados podem ser produzidos em grande escala, com plásticos, metal, borracha ou madeira, e que esses materiais são retirados da natureza. Durante as aulas a professora conversou que os brinquedos sustentáveis são aqueles produzidos com materiais naturais e/ou biodegradáveis, tais como tecidos orgânicos, madeira certificada, borracha natural e até plástico, desde que reciclado. Para finalizar a professora fez uma campanha de arrecadação de brinquedos para a sala e que cada aluno deverá cuidar da caixa do brinquedo, evitar o desperdício e descartar de forma correta quando o brinquedo perder o sentido ou em alguns momentos reformá-los.








