Projeto: Trânsito Seguro e Consciente
Autoria: Professora Rosangela
Participantes: alunos do 1º Ano B, ensino fundamental
Duração do projeto: Mês de setembro/outubro 2022.
Justificativa
As crianças também fazem parte dessas rotinas e movimentações no trânsito, quando fazem seus percursos para a escola, e outras saídas cotidianas. Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
Objetivos
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
Objetivos específicos
- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
- Conhecer locais de risco para brincadeiras;
- Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
- Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
- A criança como pedestre;
- Fundamentação teórica É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil e séries iniciais, faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.Conteúdo programático
- Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
- Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
- Orientações sobre o espaço urbano;
- Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;
- Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, e suas as diferenças .
- Trabalho com sucatas: confecções de carros, veículos e placas;
- Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
- Confecções de cartazes;
- Confecções de placas de sinais de trânsito;
- Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
- Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
- Recursos utilizados
- Professores, crianças,
- Papéis variados;
- E.V.A;
- Cola e tesoura;
- Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
- Gibis
- Livro: Nós Somos o Trânsito Volume 1.
Avaliação
Será contínua, analisando a participação individual e coletiva .