Preaload Image

Projeto: Trânsito Seguro e Consciente

Autoria: Professora Rosangela

Participantes: alunos do 1º Ano B, ensino fundamental

Duração do projeto: Mês de setembro/outubro 2022.

Justificativa

As crianças também fazem parte dessas rotinas e movimentações no trânsito, quando fazem seus percursos para a escola, e outras saídas cotidianas.  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Objetivos

A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Objetivos específicos

  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras;
  • Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
  • Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
  • A criança como pedestre;
  • Fundamentação teórica É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil e séries iniciais, faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.Conteúdo programático
    • Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
    • Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
    • Orientações sobre o espaço urbano;
    • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;
    • Meios de transporte: conhecer os meios de transporte,  e suas as diferenças .
      • Trabalho com sucatas: confecções de carros, veículos e placas;
      • Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
      • Confecções de cartazes;
      • Confecções de placas de sinais de trânsito;
      • Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
      • Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
    • Recursos utilizados
      • Professores, crianças,
      • Papéis variados;
      • E.V.A;
      • Cola e tesoura;
      • Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
      • Gibis
      • Livro: Nós Somos o Trânsito Volume 1.

      Avaliação

      Será contínua, analisando a participação individual e coletiva .