PROJETO MEIO AMBIENTE: DESMATAMENTO, QUEIMADAS E REFLORESTAMENTO
EMEB PROF. AFONSO FIOCA VITALI
SÃO CARLOS – SP
PROJETO: MEIO AMBIENTE: DESMATAMENTO, QUEIMADAS E REFLORESTAMENTO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º ANO A DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA REGINA DE P. DE LIMA
PERÍODO: DE JUNHO A SETEMBRO/2021
INTRODUÇÃO
Com o intuito em abordar a importância da preservação do Meio Ambiente junto aos alunos do segundo ano A da EMEB Prof Afonso Fioca Vitali aproveitamos a data comemorativa do dia 05 de Junho onde comemora-se o “Dia do Meio Ambiente” para introduzir e apresentar o tema junto a turma para posteriormente fazermos o estudo do conteúdo em Ciências abordando a questão de “Desmatamentos, queimadas e reflorestamento” , pois é um dos períodos mais críticos de estiagem no ano onde geralmente ocorre vários focos de incêndios e queimadas em matas e florestas devido à seca e a falta de chuva.
O projeto visa conscientizar os alunos sobre a importância da Preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos cuidar e preservar todos os recursos naturais para a nossa sobrevivência.
As queimadas são motivos de grandes preocupações neste período, pois acabam devastando grandes áreas de preservação ambiental e acabam matando várias espécies de animais e plantas. E se tratando disso, logo vemos, que as queimadas e focos de incêndios ocorrem de formas naturais ou criminosas, ou seja, causadas pelos seres humanos que muitas das vezes provocam os incêndios próximos as áreas de preservação para fazerem a queimada de lixos, folhas e matos com a intenção de realizarem a limpeza de terrenos.
Essas atitudes acabam causando grande prejuízo ambiental matando várias espécies de plantas e animais. A fumaça causada pelos incêndios próximas as estradas e rodovias acabam sendo a causa principal de muitos acidentes e comprometem a qualidade do ar e a saúde da população que sofre com dificuldades ao respirar elevando assim o tipos de doenças respiratórias no organismo.
Sendo assim, este Projeto busca despertar nos alunos por meio da apresentação de vídeos, leituras e atividades a compreensão e reflexão sobre as atitudes corretas e não corretas quanto a preservação do Meio Ambiente de forma a cuidar e proteger a vida dos seres vivos existentes no nosso Planeta.
JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas.
Cuidar, proteger e desenvolver ações e atitudes que favoreçam a preservação do ambiente em que vivemos e da vida dos seres vivos no Planeta é de fundamental importância.
Infelizmente, nos dias atuais estamos presenciando com maior frequência o desequilíbrio e a destruição ambiental, o prejuízo e as consequências que as queimadas e desmatamentos têm causado ao Ambiente e ao ar que respiramos devido as posturas inadequadas apresentadas pelos seres humanos.
Não podemos ficar de braços cruzados, é preciso agir!
Desse modo, esse trabalho visa orientar e sensibilizar os alunos e seus familiares com assuntos sobre o Meio Ambiente e a importância da Preservação, para que as gerações futuras possam agir e manter as atitudes corretas, responsáveis e conscientes de seu papel junto à sociedade.
E por se tratar de um tema amplo e atrativo que desperta a curiosidade e interesse da turma, o projeto busca trabalhar com conteúdos e atividades interdisciplinares e lúdicas relacionadas ao mesmo, de forma a estimular a criatividade e o envolvimento das crianças na questão dos cuidados com a vida dos seres vivos existentes no Planeta e também a preservação dos recursos e riquezas naturais.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos quanto a importância do Meio Ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do Planeta Terra, nossa casa, nossa morada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar e preservar o Meio Ambiente;
*Conscientizar os alunos para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado a natureza.
*Estimular a formação e a prática de hábitos e atitudes positivas que favoreçam a preservação do Meio Ambiente, recursos naturais e a vida dos seres vivos existentes no Planeta.
* Identificar as principais causas para os desequilíbrios e problemas ambientais atualmente.
* Ressaltar e desenvolver a criatividade através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas.
METODOLOGIA
O Projeto Didático Meio Ambiente foi desenvolvido junto aos alunos do 2º Ano A por meio do Ensino Remoto com aulas online no grupo da turma criado no WhatsApp por conta da Pandemia da Covid-19 e parte dos alunos que já voltaram as aulas presenciais, pois ainda não é obrigatório a frequência presencial de todos os alunos na escola. Nesse momento o aluno pode optar em frequentar ou não as aulas presenciais.
Sendo assim, o assunto foi abordado através da apresentação de vídeos, leituras e atividades relacionadas ao tema de forma a conscientizar todos os alunos quanto as atitudes corretas para proteção, cuidados e preservação do Meio Ambiente com o foco na questão do desmatamento e queimadas em matas e florestas brasileiras e a importância dos cuidados e reflorestamento das áreas atingidas.
Desse modo, os registros e devolutivas das atividades serão apresentados pelos alunos por meio de relatos, atividades escritas, desenhos e fotos.
CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS
– Leitura de livros, textos informativos e vídeos relacionados ao Meio Ambiente.
– Leitura:O livro do Planeta Terra (Todd Parr);
– História do Meio Ambiente;
-Meio Ambiente -05 de Junho :Dia do Meio Ambiente;
– Desmatamentos e Queimadas;
– Reflorestamento;
– Poema: Cuidando da Terra;
– Vídeos: Queimadas;
– Queimadas e suas consequências para o Meio Ambiente;
– Turma da Mônica em “Cuidando do Meio Ambiente”;
– Como cuidar do Meio Ambiente?10 dicas para cuidar do Meio Ambiente;
– Como Preservar o Meio Ambiente;
-Vitória em “Coleta Seletiva” Dia do Meio Ambiente;
– Música: Herdeiros do Futuro (Toquinho).
– Atividades de leitura e escrita relacionado ao tema; Uso do caderno e Livro didático.
– Registro através de desenho e pintura: Tema: Meio Ambiente, queimadas e reflorestamento.
– Fotos das atividades enviadas pelos alunos.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma contínua através da participação do aluno durante as aulas e observação das atividades realizadas por eles, entendimento do tema abordado, oralidade e criatividade.