Preaload Image

Projeto Meio Ambiente

PROJETO MEIO AMBIENTE

 

CEIM BENEMÉRITA FIORIGE BONA

 

TURMA PRÉ II

PROFESSORA: JULIANA SIMOES

MAFRA 2023

SUMÁRIO

 

  • INTRODUÇÃO……………………………………………………………..04
  • OBJETIVO………………………………………………………………….05
  • DESENVOLVIMENTO………………………………………………….06
  • CONCLUSÃO………………………………………………………………10

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradecemos a parceria formada com a empresa Afubra através da figura do senhor Edemar que nos atendeu prontamente e consolidou a parceria com a escola na campanha para o destino correto do óleo de cozinha usado.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Nossa proposta com este projeto é de lançarmos uma campanha contínua na unidade escolar CEIM Benemérita Fiorige Bona para arrecadação e destinação correta do óleo de cozinha usado. A turma responsável por colocar este projeto em prática é o PRÉ II matutino da professora Juliana.

Com esta campanha a escola irá conseguir trocar o óleo de cozinha entregue pela comunidade por vales com a empresa Afubra. Todo o ano no mês de janeiro poderá trocar estes  vales por utensílios para a escola.

Com esta campanha pretendemos a consientização da comunidade com o destino correto do óleo de cozinha, ajudando na preservação do meio ambiente e ainda iremos beneficiar na escola.

  

  1. OBJETIVO

 

O projeto meio ambiente permite que os alunos possam desenvolver o senso crítico quanto a importância de preservar o nosso meio ambiente. A professora trouxe essa proposta com o intuito de beneficiar a unidade escolar e ensinar aos alunos quanto aos cuidados com o meio ambiente.

O principal objetivo na participação dos alunos neste projeto  é uma aprendizagem significativa e, a consientização de que nao podemos jogar o óleo usado nas frituras em nossa casa no quintal ou no ralo da pia da cozinha, por exemplo.

Outro objetivo é que os alunos incentivem seus familiares a armazenarem o óleo usado e trazer para a nossa escola, já que passamos agora a ser um ponto de coleta no nosso bairro.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

A professora entrou em contato com  o senhor Edemar da empresa afubra e demonstrou interesse pela proposta que já havia ouvido falar que era da coleta do óleo de cozinha usado.

Após uma reunião com o senhor Edemar responsável pelo programa PARTICIPE da empresa Afubra, e o nosso diretor o senhor Valmor, pudemos conhecer qual a forma que a empresa dá o correto destino ao óleo de cozinha usado que iremos arrecadar, o mesmo será transformado em biodiesel que a empresa Afubra usa em sua frota.

PARTICIPE – O Programa de Coleta de Óleo Saturado tem a parceria de escolas públicas e privadas e instituições filantrópicas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O regulamento prevê o pagamento de um bônus por litro de óleo entregue ao Programa. Para participar, as pessoas devem colocar o óleo de fritura, livre de restos de alimentos, em garrafas pet e doar a alguma escola cadastrada.

Então o nosso diretor fez o cadastro e firmou a parceria da nossa escola com a empresa Afubra, dando assim o início ao projeto.

Primeiramente a professora apresentou o tema para os alunos em sala de aula, mostrando um vídeo musical da turma da Mônica; A regra dos 3 erres (Especial de férias 2011) | Turma da Mônica (https://www.youtube.com/watch?v=K9NcIFxdgbM) . Conversou com eles sobre o tema reciclar. Na sequencia apresentou mais um vídeo que trata só do descarte do óleo de cozinha; Reciclagem de óleo de cozinha || Educação infantil (https://www.youtube.com/watch?v=MSYGrlsfcFo).

Logo em seguida a professora informou aos alunos que será encaminhado para casa um bilhete via agenda onde a família tera que responder uma pesquisa (figura 1) informando onde descartam o óleo de cozinha usado para frituras em suas casas.

Após o resultado da pesquisa a professora explicou que voltariam a conversar, principalmente para debaterem e as crianças conhecerem quais são as formas mais usadas para o descarte.

Figura 1: Pesquisa para as famílias:

Fonte: Elaborada pela autora

As pesquisas foram encaminhadas para todas as famílias da unidade escolar, para ter um panorama maior do destino dado ao óleo de cozinha usado levando em conta a comunidade escolar.

Após o recebimento e tabulação dos resultados da pesquisa, pudemos ter a noção de quais as maneiras mais usadas para o descarte do óleo nas famílias da nossa escola. A forma mais usada conforme tabela abaixo é o descarte no ralo da pia.

Tabela 1: Resultado da pesquisa com as famílias:

TOTAL GERAL DA PESQUISA
RESPOSTA QUANTIDADE
1) DESCARTA NO RALO DA PIA 23
2) DESCARTA NO QUINTAL DIRETO NA TERRA 19
3) ARMAZENA EM GARRAFA PET E ENVIA PARA COLETA 6
4) RECICLA (FAZ SABÃO) 2
5) OUTROS 9

Fonte: Elaborada pela autora

 

Gráfico 1: Resultado da pesquisa com as famílias:

Fonte: Elaborada pela autora

 

Esta maneira usada para o descarte fez com que a professora retomasse o assunto e explicasse para as crianças do quanto isso pode ser prejudicial para a rede de esgoto.

Depois foi lançado a campanha onde a nossa escola será o ponto de coleta do óleo de cozinha usado de toda a comunidade do bairro, pois esta campanha pretende se estender e não atingir somente a comunidade escolar, mas toda a comunidade do bairro.

Será encaminhado uma arte (figura 2) nos grupos de WhatsApp de todas as turmas da escola, onde será informado como fazer o descarte consciente do óleo de cozinha passo a passo, desde sua casa até a unidade escolar. Esta mesma arte será impressa em folha A4 e colada na porta da unidade, posto de saúde, centro comunitário e comercio do bairro em geral, assim pensamos em atingir toda a comunidade do bairro e não só as famílias que tem alunos na unidade escolar.

Figura 2: Cartaz Campanha Coleta do óleo de Cozinha

Fonte: Elaborada pela autora

 

  1. CONCLUSÃO

 

Concluímos com a elaboração e execução deste projeto que o descarte incorreto do óleo de cozinha que usamos em frituras nas nossas casas prejudica muito o meio ambiente onde vivemos. Conseguimos passar para os alunos a importância do cuidado com o solo evitando a contaminação do mesmo e, que o entupimento de redes de esgoto também é causado quando se descarta na pia da cozinha.

As crianças puderam explicar o que aprenderam na sala de aula para seus familiares e já fizeram para os mesmos o pedido de que guardem o óleo de cozinha para trazerem para a escola.