Preaload Image

PROJETO:  MAIO AMARELO: “TRÂNSITO SEGURO”

PROJETO:  MAIO AMARELO: “TRÂNSITO SEGURO”

PERÍODO DE REALIZAÇÂO:16 à 27/05/2022

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORES: ANGELITA, BRUNO, MARCILENE E CÍNTIA

 

JUSTIFICATIVA

No Brasil enfrentamos diariamente diversas situações de violência no trânsito, que causando inúmeras situações desagradáveis as famílias, dos pedestres ou dos condutores de veículos motores ou não motores.

Com a intenção de possibilitar uma melhor conscientização sobre a necessidade em se termos um trânsito mais seguro, o projeto: “Trânsito Seguro”, foi desenvolvido, buscando ações que contribuem para a conscientização das responsabilidades e dos direitos e deveres dos cidadãos no trânsito.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desenvolver a Educação para o Trânsito nas primeiras séries do Ensino Fundamental possibilita explorar o tema e suas variáveis, através dos diferentes campos do conhecimento: compreender sua complexidade e observar sua urgência social, sob a ótica de que as condições de circulação, na maioria das vezes, apresentam-se como obstáculos para a construção da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas, impedindo a inclusão social e afetando a qualidade de vida.                                                                                                                                           De acordo com artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o ensino fundamental tem como objetivo, entre outros, a formação básica do cidadão, mediante: (…). II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV.

O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

 

OBJETIVOS

Propiciar uma melhor conscientização sobre a importância de um trânsito seguro.                                                                                                            Desenvolver por meio de atividades lúdicas experiências em situações de trânsito.                                                                                                             Incentivar os alunos e seus familiares a terem atitudes de respeito e segurança no trânsito.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;

Conhecer locais de risco para brincadeiras;

Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;

Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro;

Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres e para os ocupantes dos meios de transporte (cinto de segurança e cadeirinha para a idade adequada).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;

Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;

Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;

Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte;

Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas;

Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;

Confecções de cartazes;

Confecções de placas de sinais de trânsito;

Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;

Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;

Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;

Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito.

RECURSOS UTILIZADOS

Papéis variados;

E.V.A;

Cola e tesoura;

Lápis de cor, canetinha e tinta guache;

Massa de modelar;

Vídeos infantil sobre o conteúdo;

Imagens ampliadas e coloridas sobre o trânsito.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e acontecerá através da observação do desempenho das crianças nas atividades propostas.

 

BIBLIOGRAFIA

Artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)

educaçãotransito.pr.gov.br

BRASIL. Código Nacional de Trânsito. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-9-97. Com as alterações na Lei nº 9.792, de 22-01-1998 e 9.792, de 14-04- 1999 – Brasília: DENATRAN, 2001.