Projeto Lixo Eletrônico
Quando pensamos em reciclagem, logo lembramos do papel, alumínio, plásticos e vidro, é normal ter esses pensamentos pois fazer parte do nosso dia a dia, e descartar de forma incorreta prejudica o meio ambiente. Com esses projetos pudemos ampliar o conceito restrito de descarte de resíduos, incluído o lixo eletrônico como um dos fatores que também polui a natureza, até mais que os demais itens comuns da reciclagem. A escola percebeu a oportunidade que o lixo eletrônico pode proporcionar para todos da comunidade local, oportunidades de trabalho (voluntariado) oportunidades de conscientização social, oportunidades de fazer a diferença na preservação ambiental, oportunidade de aprendizagem e de ampliar parcerias e o engajamentos de todos das escolas.
Este projeto possibilitou diversas oportunidades, e obtivemos retornos financeiros que foram investidos na escola, com novos espaços de aprendizagem, como o cantinho dos azulejos no qual as crianças puderam exercer suas habilidades artísticas, conseguimos comprar materiais de construção para construir nossa horta o qual os alunos do terceiro ano plantaram, lembrando que os cantos de aprendizagem foram construídos por meio de voluntários. O dinheiro arrecadado com o projeto compramos vários jogos para a sala da multifuncional, que atende alunos com necessidades especiais, construímos o cantinho da leitura com redes infantis, reorganizamos a horta na parede e um canto de areia para os alunos brincarem e desenvolver novas habilidades e motricidade.
Durante o projeto oportunizou diversos resultados nos estudantes, projeto está sendo desenvolvido desde o início do ano letivo e já apresenta diversos resultados, a conscientização dos alunos por meio das palestras e aulas ambientais, da participação dos eventos. Os alunos ampliaram a ideia de reciclagem, foram além da ideia do papel, plásticos e alumínio, perceberam que o lixo eletrônico é mais poluente para o meio ambiente. Gerou transformações nos alunos: o cumprimento dos objetivos propostos gerou grande satisfação para escola, a mudança nas atitudes dos alunos, funcionários, professores e da comunidade local é gratificante, além do interesse de todos na questão da sustentabilidade. Compreendemos o quanto ainda precisamos fazer mais e participar das questões ambientais, colocar a mão na massa e ampliar nossas ações visando a qualidade do ensino. E mudanças na escola: o projeto teve sua relevância ambiental, educacional e social, visto que se instruiu novos hábitos ambientais, e sua receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos pela comunidade local e demais munícipes. Pois a população percebeu a da importância de práticas sustentáveis e do descarte correto do lixo eletrônico.
Esta tabela resume um pouco do que foi os eventos e etapas realizadas ao longo deste primeiro semestre:
O lixo eletrônico gerando oportunidades | ||
EVENTO | QUANTIDADE COLETADA | EMPRESA |
1° Etapa – Escola Ernesto Milani | 350,000 kg | Sete Ambiental |
Ponto de coleta Permanente – Ernesto | 349,000 kg | Sete Ambiental |
2° Etapa – Escola João Curupaná | 274,500 kg | Sete Ambiental |
Ponto de coleta Permanente – Ernesto | 498,000 Kg | Sete Ambiental |
3° Etapa – Praça Central | 173,500 Kg | Sete Ambiental |
Ponto de coleta Permanente – Rui Valdir | 281,500KG | Sete Ambiental |
4° Etapa – Praça Daniel Mocelin | 259,000 Kg | Sete Ambiental |
5° Etapa – Escola Rural | 276,000kg | Sete Ambiental |
Outra meta importante foi arrecadar e tirar do meio ambiente em torno de mais de três toneladas, oportunizando que a população de Quatro Barras pudesse participar de alguma forma e principalmente dando o descarte correto desses lixos eletrônicos, meta atingida na quarta etapa, desde um cabo até uma geladeira sem utilidade. No segundo semestre vamos oportunizar melhorias na nossa escola (canto da leitura, canto da pintura, revitalização da horta e pomar) com o dinheiro arrecadado com o lixo eletrônico no conceito atribuído ao projeto (economia ambiental reversa).