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Projeto Estre

Programa Projeto Meio Ambiente

Ciências: profª Evani

 

1 – Justificativa: Visita ao Instituto Estre, localizado em Paulínia. O Instituto Estre é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2006 e mantida pela Estre Ambiental. Percorrendo o território nacional, promove diálogos e reflexões − com um público cada vez mais amplo e diverso − sobre os seguintes temas: consumo, resíduos, cidadania, espaços educadores sustentáveis e outros temas pertinentes à educação ambiental, processos coletivos e emancipadores. O Instituto Estre segue acreditando na educação como caminho para a sustentabilidade.

2 – Metodologia: A questão ambiental é um problema social, que deve ser enfrentado coletivamente por meio do fortalecimento de estruturas sociais e comunitárias que possam interferir de fato na vida pública a favor dos seus interesses. A educação ambiental, neste modelo, favorece a articulação entre as questões sociais e ambientais em uma abordagem crítica, de modo a formar cidadãos e cidadãs que sejam capazes de interferir no mundo onde vivem. Esta é a direção adotada pelo Instituto Estre. A participação de atividades e passeio no ambiente do instituto e adquirir conhecimentos.

3 – Objetivo: Fortalecer a educação ambiental e o diálogo acerca dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil.

4 – Desenvolvimento: As escolas têm um desafio predominante de integrar a educação ambiental ao seu fazer pedagógico, sendo que o tema dos resíduos é sempre muito presente. O Instituto Estre busca apoiar as escolas na ampliação e qualificação do debate sobre este tema. O Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o lixo que estava aqui?” é a principal forma pela qual o Instituto Estre atua nesta frente, propondo o entendimento do consumo e da geração de resíduos como parte de um mesmo processo, que precisa ser reavaliado e que vem causando enormes impactos de ordem ambiental, social e econômica.

5 – Conclusão: Os alunos devem compreender toda a problemática dos resíduos sólidos.

6 – Avaliação: A participação dos alunos no projeto.

 

 

Fonte Bibliográfica:

http://www.institutoestre.org.br