PROJETO ANIMAIS SILVESTRES
Apresentação
Inserir conhecimentos sobre os animais ainda na educação infantil é de extrema importância não só para o desenvolvimento das crianças como também para o fornecimento de um aprendizado mais significativo.
Na primeira infância os pequenos estão descobrindo um mundo novo, aprendendo e conhecendo a diversidade que existe à nossa volta. Esse é o momento ideal para estimulá-las a utilizarem sua curiosidade.
É fundamental que os alunos da educação infantil aprendam a diferenciar os animais domésticos dos silvestres, sempre respeitando-os. Além disso, as crianças também precisam aprender sobre as características dos animais para que possam identificar.
Justificativa
Através do projeto sobre animais para educação infantil será possível desenvolver nas crianças consciências ecológicas importantes para formação de cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente e todos os seres vivos que ali estão presentes, inclusive os animais.
Logo na primeira infância, os educandos precisam ter contato com conhecimentos relacionados ao reino animal para que sejam capazes de identificar diferenças e semelhanças entre os animais, valorizando e aprendendo a cuidar e respeitar os seus habitats naturais.
O projeto sobre animais para educação infantil tem como objetivo principal ensinar as crianças sobre os cuidados essenciais que devemos ter com os animais, fazendo-as refletirem sobre as características, hábitos e os habitats desses seres vivos.
Nesse sentido, o nosso projeto sobre animais para educação infantil é uma ótima ferramenta para trabalhar sobre os animais na educação infantil, tendo em vista que auxilia os educandos, de forma lúdica, educativa e divertida, a desenvolverem sua curiosidade, capacidade de observação e sensibilização em relação aos animais, para que se tornem cidadãos mais conscientes ecologicamente!
Objetivo Geral
Possibilitar que os alunos consigam reconhecer e definir características específicas dos animais, identificando os locais onde vivem, seus principais hábitos, entre outras particularidades de cada espécie. Além disso, o projeto sobre animais para educação infantil também visa estimular a consciência ecológica dos educandos para que cuidem da natureza e dos seres vivos que fazem parte dela.
Objetivos Específicos
- Identificar os animais, nomeando-os;
- Aprender a valorizar os animais;
- Conhecer peculiaridades específicas de cada espécie;
- Identificar o habitat natural dos animais;
- Respeitar e cuidar dos animais e dos seus habitats;
- Conhecer características semelhantes e diferentes entre os animais;
- Aprender sobre os perigos que alguns animais podem causar;
- Desenvolver habilidades de observação;
- Oportunizar o contato com os animais.
Público alvo
Educando fa fase 5 do Cemei Nilson Aparecido Gonçalves da educação infantil.
Campos de experiência da BNCC
O EU, O OUTRO E O NÓS
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
Atividades propostas
1 – Roda da conversa sobre os animais, estimulando-os a compartilharem experiências pessoais que tiveram com animais;
2 – Entrega da ficha para pesquisa sobre os animais (Cada criança com a ajuda dos pais, irá pesquisar sobre um animal)
3 – Desenhar seu animal preferido;
4 – Colagens em um mural do tamanho de cada animal silvestre;
5 – Brincadeira de mímica imitando os animais;
6 – Vídeo com os sons dos animais;
7 – Visita ao zoológico;
8- Mural com os biomas
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer de forma contínua e progressiva durante o decorrer do projeto sobre animais para educação infantil. Durante esse período, deve-se observar a participação, comportamento e evolução de cada aluno durante a execução das tarefas recomendadas.










