Projeto Água é Vida: se não cuidar vai acabar.
Turma: 2º – 5º ano
Unidade Temática: Vida e evolução | Oralidade | Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Objeto de Conhecimento: Propriedades físicas dos materiais Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem | Características da conversação espontânea. | Escrita colaborativa
Habilidades: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). | (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. | (EF03LP21) Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
Introdução: O professor inicia a aula recordando todos os conteúdos já trabalhados sobre o assunto em aulas anteriores. Para isso, se elaborou uma roda de conversa para falar sobre os conceitos, constituição, estados físicos, lugares de concentração, ciclo, utilização, preservação e importância. (20 min.)
Passo 1: O professor divide a turma em quatro grupos e explica a importância das pequenas ações de preservação e a conscientização. Após isso, propõe a confecção de cartazes de conscientização para divulgação na comunidade. (1h)
Passo 2: Com os cartazes já confeccionados, o professor propõe a utilização de material produzido em aulas anteriores sobre o ciclo da água (gotas com o ciclo da água-melhor compreendido ao ver as imagens) para adornar ainda mais os trabalhos. (20 min.)
Passo 3: Esse momento o professor solicita a elaboração de panfletos em formato de gotas para conscientização. é disponibilizado para os alunos um banco de frases de efeito sobre a preservação da água. cada aluno escolhe 5 frases para a elaboração de seus panfletos. após fazer a colagem destas frases, cada aluno deve desenhar um rostinho em suas gotinhas. (1h)
Passo 4: Para encerrar a aula o professor propõe um desafio: sair nas ruas da comunidade falando sobre a importância da conscientização sobre o cuidado com a água. Neste momento, os alunos saem com seus cartazes nas mãos e realizando a entrega de folhetos, preparados por eles, de casa em casa. Quando os folhetos acabarem, é feito o retorno com os cartazes para a escola com a finalidade de deixá-los expostos para a toda comunidade escolar. (1h 20min.)
Recursos:
Humanos: professor, alunos e comunidade. | Didáticos: conversação, trabalho em equipe, frases de conscientização, material preparado sobre o ciclo da água, socialização e interação com a comunidade. | Materiais: cartolinas, lápis, borracha, canetinhas, lápis de cor, cola, durex e linha.