Porque respeitar as regras deixa a vida mais feliz.
1 Justificativa
O Projeto Maio Amarelo na Escola deverá contribuir significativamente para a conscientização dos alunos a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Através de projetos como esse, eles podem, atuar como agentes educativos em suas famílias. Assim, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público ou brincar na rua.
A segurança tem se tornado uma das maiores preocupações no mundo globalizado. A falta de atenção e ações de imprudência tem desfeito valores e sonhos e levado muitas pessoas a se envolverem em acidentes que resultam em morte. Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, são necessários projetos e campanhas no sentido de conscientizar e conhecer ações capazes de diminuir os riscos e consequentemente melhorar a vida da população. Nada melhor do que começar esse trabalho através vídeos, conversa informal, trabalhos concretos, atividades impressas, panfletos de conscientização.
2 – Objetivo Geral
Conscientizar as crianças e famílias de um modo geral sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
3 – Objetivos Específicos
- Desenvolver a consciência a respeito da importância de respeitar as normas de trânsito;
- Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito;
- Interpretar as placas de sinalização;
- Analisar as regras de como manter o trânsito seguro;
- Reconhecer as cores dos semáforos e das placas de trânsito;
- Trabalhar virtudes como: Tolerância, paciência, atenção e responsabilidade no trânsito;
- Desenvolver hábitos de um pedestre e condutor consciente;
- Desenvolver a percepção e a coordenação
3) Desenvolvimento:
No decorrer do projeto vamos dar ênfase em alguns pontos importantes citados acima, onde iremos realizar as atividades através das necessidades e limite de cada criança. E essas atividades serão interdisciplinares através de Vídeos, atividades em folha e concretas com exercícios direcionados para aquisição dos objetivos, em anexo. Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de músicas e vídeos que mencionam o tema e os conteúdos que serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa.
Língua portuguesa – vogais na palavra trânsito, leitura e interpretação de placas de trânsito Matemática – cor, figuras geométricas
Geografia/História – faixa para pedestre e placas de trânsito
Arte – trabalhos manuais com as cores-verde, amarelo e vermelho
Ensino Religioso – vídeos sobre paciência, tolerância, responsabilidade etc.
4) Recursos:
- Músicas educativas do com;
- Materiais concretos;
- Materiais impressos, cartazes, ..
5) Conclusão:
Esperamos que no final deste projeto realizado através das aulas e com a participação dos alunos ajude seus familiares e a comunidade para que haja uma maior conscientização da importância e prevenção da segurança no trânsito.
6) Avaliação
A avaliação se dará de forma gradativa no decorrer do projeto, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada aluno, da sua participação, da atenção e do seu envolvimento.
- Culminância: Brincadeiras e jogos