Pesquisa de campo.
Setembro é o mês do Trânsito, um assunto importante no ambiente escolar, iniciado já na Educação Infantil, uma etapa fundamental do desenvolvimento humano. As professoras em reflexão conjunta planejaram uma pesquisa de campo pelas ruas da cidade observando os sinais e as placas de trânsito e arborização urbana.
Neste dia, os alunos chegaram empolgados, pois junto de seus colegas sairiam pela cidade; antes da saída e no dia anterior as professoras prepararam os alunos, orientando a respeito do uso da calçada e da faixa de pedestre, bem como de ajudar seus colegas e as professoras.
As professoras organizaram os alunos em duplas, onde cada um se responsabilizou em ajudar seu parceiro, e deixaram a escola e já na esquina aprenderam sobre a importância da faixa de pedestre e seu uso sempre ao atravessar a rua, também antes de atravessar olharam os dois lados da rua e permaneceram sempre na calçada. Os alunos observaram várias placas, como, PARE, ESTACIONAMENTO e ESTACIONAMENTO PROIBIDO; juntamente analisaram as cores das faixas do meio-fio e descobriram seus significados.
Também observaram a variedade de árvores e plantas presentes pelas calçadas e na praça, alguns alunos trouxeram consigo folhas e sementes coletadas pelo gramado da praça.