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PEQUENOS PRODUTORES.

No dia 4 de outubro realizou-se a Mobilização para (mãos na massa), plantio de mudas de hortaliças.

Esse foi um momento significativo aos alunos possibilizando aprender para a vida atendendo práticas garantidas pela BNCC que destaca competências e habilidades focais, com isso os professores prepararam os alunos com aventais personalizados, disponibilizaram materiais de plantio para mão na massa e sistematização dos conteúdo referente ao meio ambiente e sustentabilidade.

Educação Ambiental (EA) e Bases Legais.

“A educação nacional passou por constantes mudanças ao longo de sua história. Grande parte de sua transformação surge por meio das demandas da sociedade e dos anseios de atendimento às suas necessidades educacionais do momento histórico em que está inserida. Nessa perspectiva, iniciou-se o processo de criação de uma política pública “plural e contemporânea” com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A BNCC é um documento de caráter normativo, cujo objetivo principal é estabelecer um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, indicando conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da Educação Básica. O documento permite, que em todo território nacional, os currículos dos diferentes níveis e modalidades de ensino sejam elaborados segundo a nova Base Nacional Comum (BRASIL, 2017) e em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9.394/1996.

A BNCC alinha as políticas educacionais no âmbito federal, estadual e municipal em diversas vertentes. Dentre elas a formação de professores, a formulação de conteúdo que deve ser ensinado, a avaliação e a infraestrutura adequada no ambiente escolar, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades para uma formação humana integral.

Há dois pontos importantes nos fundamentos pedagógicos da nova BNCC. O primeiro é o desenvolvimento de competências por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho). O segundo é com a educação integral, que se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea (BRASIL, 2018).

Mas, considerando que a EA não se refere a um componente em específico, justamente para estar presentificada nas diversas áreas do conhecimento, como ela (a EA) está posicionada nesta nova e determinante Base que reestrutura a educação brasileira para o século XXI? Neste século já se vive a consequência de interferências e posturas ambientais que impactam na qualidade da vida animal, vegetal e humana e por isto determinante para os próximos anos! O que impõe a Educação Ambiental como um imperativo desta realidade!”

Retirado do Site: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4152