Pequenos e conscientes no trânsito
As propostas de educação no trânsito tiveram como objetivos principais formar o comportamento dos futuros cidadãos enquanto usuários das vias públicas na condição de pedestres, condutores ou passageiros ;sensibilizar as crianças sobre a importância do trânsito seguro, como forma de prevenir acidentes; reconhecer e respeitar os sinais e placas de trânsito; promover a compreensão das regras de trânsito básicas; reconhecer as cores do semáforo.
Ainda na rodinha perguntei a turma se eles sabem o que é trânsito. Ouvi as respostas e, em seguida conceituei trânsito para os mesmos. Feito isso, para exemplificar melhor, levei os alunos ao pátio para assistirem aos seguintes vídeos na tela interativa, sobre o assunto: educação no trânsito para crianças, George o curioso e a história O trânsito no mundinho, em seguida fiz a interpretação oral com perguntas relacionadas a todo o conteúdo e as vivências dos alunos com suas famílias no trânsito.
Falei que estamos realizando esse trabalho porque estamos no mês de maio (maio amarelo), que é um mês muito importante de combate, prevenção e conscientização das pessoas que circulam no trânsito, como forma de evitarmos a grande quantidade de acidentes que acontecem nas vias diariamente.
Na sequência, realizamos as brincadeiras: completando o semáforo, jogo do trânsito com o dado, Circuito formando cidadãos conscientes, semáforo musical, morto ou vivo com as cores do semáforo e a brincadeira seguindo caminhos diferentes para reforçar de maneira bem lúdica todo o conteúdo trabalhado.
Também realizamos com os alunos duas vivências de artes que foram: releitura das placas de trânsito no cavalete e a pintura com carrinho para dinamizar ainda mais o trabalho de conscientização e sensibilização dos nossos pequenos.
Dando continuidade as vivências que foram oferecidas, realizamos o teatro chapeuzinho vermelho no trânsito, também na área externa da escola, onde no primeiro momento a história foi lida para a turma e no segundo momento, os alunos foram convidados a interpretarem a história, através de uma dramatização.
Como parte das vivências propostas realizamos com os alunos e seus responsáveis, a dinâmica pais e filhos: “atenção! Concentração! – siga os comandos”, com as brincadeiras, desafio das cores do semáforo, identificando as cores do semáforo e pintura em movimento.
E para finalizar as vivências propostas sobre o maio amarelo, realizamos com os alunos e seus responsáveis, dentro do próprio bairro a passeata Cuidar do outro é cuidar da vida, com entrega de folders com algumas regras de cuidados que devemos ter no trânsito para evitarmos acidentes.