PEDESTRES E MOTORISTAS: AS CORES DO SEMÁFORO NOS FALAM!
Você já imaginou como seria o trânsito, especialmente nas grandes cidades, sem o semáforo? Mesmo com a possibilidade de utilização de guardas para controlar o fluxo de veículos, não podemos negar que o semáforo é prático e facilita muito a vida dos motoristas e até mesmo pedestres.
Geralmente, já na Educação Infantil e Ensino Fundamental as crianças são ensinadas os significado das cores que aparecem no semáforo, sendo que vermelho significa que é necessário parar, amarelo exige atenção e verde te autoriza a seguir.
No entanto, se pensarmos bem, as cores não fariam muito sentido se não ensinassem o significado delas para nós. Afinal das contas, seria difícil supor que vermelho significa parar e verde seguir, por exemplo. Sendo assim, fica a dúvida no ar: como e por que essas cores foram escolhidas? Para responder à questão é necessário fazer uma pequena viagem no tempo e regressar ao século XX, mas especificamente para o ano de 1923, quando o semáforo foi inventado por um homem chamado Garrett Morgan.
Morgan foi um inventor afro-americano que viveu entre os anos 1877 e 1963. Além de ter inventado o semáforo, ele é famoso por ter salvado a vida de alguns trabalhadores que ficaram presos em túneis cheios de fumaça. O inventor vivia na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos e foi o primeiro homem negro do município a possuir um carro.
Ao repassar para os alunos a história das cores dos semáforos, através de uma roda de conversa, onde os alunos compreenderam o significado de cada cor foi feito uma dramatização para fixar mais o conteúdo estudo com a finalidade e objetivo de formar cidadãos de futuro conscientes e responsáveis no trânsito, provendo um trânsito seguro para todos.