Preaload Image

Pedestre consciente!

As atividades desenvolvidas no maio amarelo, têm a ideia de transmitir mensagens junto a sociedade (escola, família e alunos) da importância de um comportamento seguro em todos os trajetos, seja ele pedestre, ciclista ou motorista. As atividades deste mês busca objetivamente conscientizar a toda a comunidade escolar sobre a importância de um trânsito seguro para todos. A segurança viária é hoje um problema social que depende da ação de cada um.

A professora durante as aulas mostrou através de atividades impressas e rodas de conversa a importância de ser um pedestre consciente, que desde pequenos devem aprender para garantir a própria segurança e evitar os riscos no dia a dia, os pedestres devem cumprir responsabilidades. Dessa forma é fundamental estar sempre atento nas vias, além de ver e ser visto pelos demais participantes do trânsito. Mostrou vídeos educativos que relatavam situações de trânsitos, como algumas questões de perigos que o pedestre poderia sofrer. Na aula expositiva a turma foi passear pelas ruas do bairro, com autorização dos pais e acompanhada pela guarda municipal, que orientava cada situação vivenciada nas ruas, como por exemplo quando houver faixa, atravesse sobre ela. Mesmo que você tenha que caminhar alguns passos, vale a pena. Faça o mesmo quando existirem passarelas ou locais exclusivos destinados à travessia.

Confeccionaram um semáforo no qual cada aluno contribuiu com pintura, colagem ou dobradura, na sequência foi realizado uma atividade pratica explicando a importância do semáforo e os significados das cores. Simularam na sala de aula e depois na rua em frente da escola, durante a aula a professora explicou que o sinal vermelho indica parada obrigatória. Já o semáforo que controla o fluxo de pedestres e veículos é composto apenas por duas cores: a cor verde sinaliza que o pedestre pode atravessar a rua com segurança na faixa de pedestre, e a cor vermelha indica que ele deve aguardar e para os carros existem a cor amarela no qual o condutor deverá ficar atendo e ter atenção. No final das atividades a professora explicou que seja no papel de motorista, motociclista, ciclista ou pedestre, cada um pode e deve fazer a sua parte para evitar que o número de acidentes aumente. Isso significa mais proteção para você e para as demais pessoas.