Pedestre
PEDESTRE
O principal objetivo do circuito do pedestre foi simular as mais variadas situações de nosso sistema de mobilidade, permitindo que os(as) participantes absorvessem e aprendessem através da vivência recreativa.
Ainda na rodinha fiz umas perguntas como: se a turma sabe o que é um pedestre, como um pedestre deve se comportar nas vias, se eles já viram ou conhecem alguém que foi atropelado, ouvi as repostas e realizei as explicações necessárias.
Conversei com a turma sobre essa semana que é a semana do pedestre (no dia 8 de agosto) e que essa data foi criada para lembrar aos motoristas, motociclistas e ciclistas do cuidado que eles devem ter com os pedestres nas vias, devido a grande quantidade de acidentes/atropelamentos que acontecem em nosso país diariamente. Em seguida, orientei sobre os cuidados que nós pedestres devemos ter, na sequência levei a turma ao pátio para realizarem o circuito do pedestre com obstáculos, onde o percurso foi uma simulação do que acontece com um pedestre ao trafegar na rua e os possíveis obstáculos que ele pode encontrar.
No Circuito do Pedestre com Obstáculos montei previamente um percurso onde cada criança passou pelas estações realizando os comandos solicitados, da seguinte forma:
1ª estação – passar pulando e seguindo as posições dos pés;
2ª estação – passar com os olhos vendados e andando descalça pisando nas caixas de ovos para sentirem os diferentes tipos de solo que elas podem encontrar, as irregularidades e perceberem como um deficiente visual se sente ao encontrar esses tipos de variações e irregularidades que são bem difíceis para o mesmo;
3ª estação – pisar e rolar no tatame para representar as possíveis quedas;
4ª estação – andar sobre a corda em zig zag pelos cones, para perceberem as dificuldades que há em algumas calçadas, principalmente as que possuem postes e lixeiras fixas, que precisamos desviar;
5ª estação – passar andando sobre o colchonete e equilibrando um rolinho de papel higiênico com uma bolinha, para observar um outro tipo de textura de solo e que precisamos nos equilibrar bem ao encontrá-las e, se estivermos carregando algo, principalmente para não deixarmos cair;
6ª estação – a criança deverá parar antes da faixa de pedestre e será questionada sobre o que ela deverá fazer antes de atravessar caminhando ( espera-se que ela responda, esperar o sinal de pedestre ficar verde para ela e também olhar para os dois lados, caso não tenha semáforo. Caso não responda, será orientada corretamente sobre o comportamento a ser adotado na situação em questão;
7ª estação – a criança será orientada a passar por todos os bambolês, pulando e pisando dentro de cada um, com um pé.
Após o circuito, foi proposto o Jogo das setas na escada da agilidade, onde uma criança de cada vez, ao sinal da professora foi orientada a passar pulando dentro da escada da agilidade, seguindo as posições indicadas pelas setas ao lado da mesma. A brincadeira acabou quando todos os alunos brincaram. As propostas de vivências descritas acima compuseram o nosso planejamento para o Dia do Pedestre, de forma bem dinâmica e prazerosa para o nosso corpo discente da EMEI Professora Maria Angélica de Oliveira das Dôres.