Parou, Trânsito é coisa séria.
Os gêneros discursivos fazem parte de nosso dia a dia, servindo para comunicar, divertir e informar. Entre os diversos gêneros textuais está o anúncio publicitário, linguagem utilizada na publicidade cuja principal intenção, fundamentada em uma argumentação icônico-linguística, é persuadir seu público-alvo: o leitor/possível consumidor.
Pensando nisso, por sugestão da professora Jaciany do 5º ano, foi realizada em sua turma o estudo do anúncio sobre o foco contra a distração e o uso do celular no trânsito. Na atividade os alunos conheceram as principais características desse gênero, que é tão rico e também passível de diversas interpretações. Ao analisar o anúncio publicitário, o aluno deverá fazer uma leitura crítica que seja capaz de ler nas entrelinhas os textos verbais e não verbais. Devem ser levados a identificar os diversos elementos que compõem um anúncio, tais como as imagens, as cores utilizadas, as letras, slogans e o texto verbal.
Esse exercício certamente contribuirá em muito para o desenvolvimento da habilidade de interpretar um texto e como consequência a busca de um trânsito seguro para todos.
Os alunos produziram um anúncio publicitário coletivo para circular entre as salas de nossa escola e chegar até aos pais e responsáveis.