Pare, escute e reflita!
A escola entende que hoje precisamos cuidar de nosso entorno e principalmente de nosso interior. Para isto, a E.M. Capelinha propõe atividades de escuta ativa e lúdicas, a fim de associar a paz ao trânsito.
Público alvo: 1 ao 5 ano do ensino fundamental.
Objetivos: “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.”
Desenvolvimento: A escola iniciou as ações neste dia com a dinâmica da amabilidade. Acreditando que quando somos amáveis, promovemos a harmonia e a cooperação entre as pessoas, facilitando a comunicação e a resolução de conflitos. A intenção é trabalhar a paz no dia a dia e no trânsito, PROMOVENDO GENTILEZAS. A dinâmica consiste em uma roda com os alunos e quando o professor, faz perguntas se for sim, caminham para o centro formando um grande círculo e se não for, ficam no lugar. Com esta dinâmica exploramos a paz em todos os aspectos ( interior, exterior, em casa, na escola, no trânsito). Quando abraçamos a paz, desempenhamos o papel fundamental nas interações sociais, contribuindo para respeito.
A seguir foi proposto a dinâmica das bexigas : Sorteia duas crianças e entrega uma bexiga para cada uma, dizendo que as bexigas representam o carro. E elas irão dirigir este carro e como elas irão estes carros? Vão ter que bater nas bexigas sem deixas as bexigas caírem, mantendo elas no alto. Ao comando, elas tocam nas bexigas prestando atenção. De repente, proposital, o telefone de uma das integrantes tocam ( são crianças e tudo é apenas ficção), a integrante que está com a bola atende o telefone e a bexiga cai. Levamos as crianças a entenderem a importância de não atender telefone enquanto dirige. A proposta é parar a bexiga para atender, assim como paramos o carro para atender uma ligação. Isto é garantir segurança para todos.
Já por fim, trabalhamos com a dinâmica dos carrinhos, onde consiste em fazer filas e seguir os comandos. A dinâmica é explicada no início e em seguida, executada. Esta dinâmica é para descontrair e mexer com atenção, pois na verdade, eles representam carros velhos e precisam de atenção redobrada ao sair em viagem. No caminho tem buracos e os carros sobem e descem ladeiras. AH! precisam de cintos, mesmo que seja pra viagem pertinho. Uma atenção são para crianças no banco de trás e os pneus, será que precisam calibrar?
As dinâmicas apresentadas trabalharão valores/ conceitos de respeito, escuta, amabilidade, empatia, atenção, companheirismo, cooperação, tolerância e solidariedade, transformando o conhecimento em ação, por meio da observação, vivencias e situações encontradas no cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.
Avaliação: Acontecerá através da observação, atentando para a maneira como os alunos reagem e interagem nas dinâmicas apresentadas.