Preaload Image

Os destinos correto do lixo

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

As questões de lixo, reciclagem e reutilização vem sendo considerados cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da sociedade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso do homem dos recursos naturais disponíveis.

Nesta aula abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que os alunos venham a inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar para atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste dia.

Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influencia no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mais por outro lado o progresso acarretou dificuldades.

O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados podendo ser usado na função original ou na criação de novas formas de reutilização.

Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante relevante que é reduzir significamente a quantidade de lixo no nosso colégio. E isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de material e de produto no nosso cotidiano.

Para dar inicio a aula, a professora consultou os alunos para identificar o conhecimento prévio sobre reciclagem. E foi proposto um debate sobre o tema. Os alunos expuseram seus conhecimentos sobre tempo de decomposição de certos materiais, separação de lixo e também sobre aterros sanitários. Em uma das Comunidades Rurais que os alunos moram, constantemente eles presenciam queima de lixos dos moradores das comunidades e até mesmo queima de pneus.  A convite da escola, tivemos o prazer de receber um policial florestal, responsável por atender ocorrências de queimadas, poluição, maus tratos a animais entre outros, veio nos falar um pouco sobre a gravidade de não solucionarmos agora tais problemas.

Os alunos entenderam e tiraram suas dúvidas com o policial florestal de como funciona um aterro sanitário sendo o sistema de tratamento de lixo mais utilizado no Brasil atualmente e servindo de fonte de energia; Como é feita a compostagem, sendo que o lixo orgânico se transforma em adubo para ser utilizado na agricultura; destino de lixo eletrônico; Tempo médio de decomposição de Diferentes materiais e sobre a lei de reciclagem que é estabelecida em todo país.

A palestra foi enriquecedora e permitiu que os alunos pudessem conhecer tecnicamente os destinos que podem ter os lixos